Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2010 - 13h26

Dilma repete argumento de Lula e diz que grevista não pode receber por dias parados

Publicidade

DE SÃO PAULO

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira (1º), em entrevista à rádio "Central", de Campinas, que funcionários em greve não deveriam ter o direito de receber por dias de mobilização.

A ministra respondia à pergunta sobre a greve de peritos do INSS na região de Campinas, que já dura uma semana e paralisa parte do atendimento nos postos da região.

"Temos que ver com muito cuidado essa questão de greve em serviços médicos", disse a ex-ministra. "O presidente Lula sempre disse que [quando ele fazia greve] perdia o dia. Ele não fazia greve e ganhava o dia. Então, o que tem que ser visto é [...] se, de fato, a pessoa que está fazendo greve está perdendo o dia. Porque senão fazer greve fica complicado. Não é um movimento."

Em junho, o presidente Lula criticou, durante a entrega de unidades do "Minha Casa, Minha Vida" em Manaus (AM), uma greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal --que, segundo ele, dificultou o andamento do programa. "[Na minha época,] greve era guerra, não férias", disse.

Palpite

Na entrevista, que durou cerca de meia hora e foi dada por telefone, Dilma também apostou na vitória do Brasil amanhã, por 2 a 0, contra a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo. A candidata assistirá ao jogo em Brasília, junto com amigos e com a equipe da campanha.

Além do pitaco sobre o jogo, Dilma falou sobre a importância do trem-bala para Campinas. Para a candidata, a cidade virará "um centro logístico muito importante" após a construção do trem, que ligará Campinas ao Rio de Janeiro.

"Com o trem, você vai ter uma região inteira integrada", disse. A candidata defendeu a ampliação do aeroporto de Viracopos e a preservação das áreas no seu entorno, a fim de que ele se torne "um dos maiores aeroportos do país".

"Precisamos de uma estrutura aeroportuária muito grande nessa região. Viracopos vai ter um destaque inexorável."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página