Se você costuma passar pelo aeroporto de Guarulhos, certamente já ouviu alguma história de quem ficou horas no saguão esperando um voo atrasado ou que perdeu alguma conexão pelo mesmo motivo. Esse problema faz cada vez mais parte do passado.
No início deste ano, Cumbica foi eleito pela OAG, empresa que avalia o setor aéreo, como o segundo mais pontual do mundo, entre os que recebem mais de 20 milhões de passageiros por ano. Perdeu só para Haneda, no Japão.
O resultado é consequência de investimentos feitos desde 2012 —pensados primeiramente para Copa do Mundo e Olimpíada—, que começaram com a concessão do local para o GRU Airport, empresa responsável por administrar o aeroporto.
Na época, era comum que passageiros perdessem seus voos porque simplesmente não conseguiam entrar no estacionamento tamanha a fila de carros. Desde então, o número de vagas praticamente dobrou —hoje são 9.500—, incluindo a construção de um edifício garagem em que luzes indicam onde há locais livres para estacionar.
O aeroporto também ganhou um centro de operações. Nele, funcionários do GRU e das companhias aéreas agem em conjunto em decisões do dia a dia —como para qual portão mandar um avião que chegou antes do horário previsto. Além disso, modernizou os instrumentos para realizar pousos e decolagens em meio ao mau tempo.
Tem mais: a partir de 2019, o terminal 3, dedicado a voos internacionais, irá ganhar um novo pátio para aeronaves. Haverá ainda uma nova pista de táxi para as aeronaves e (muitas) novas lojas, incluindo uma livraria Saraiva, de dois andares. Atenção: cuidado para não se distrair e perder o seu voo.