Honda, Chevrolet, Toyota e Hyundai empatam na categoria melhor carro para viajar

Melhor carro para viajar: Honda (9%), Chevrolet (8%), Toyota (7%) e Hyundai (7%)

Estrada livre para os carros de Chevrolet, Honda e Toyota. As marcas repetem o resultado do ano passado e são as mais citadas no quesito melhor carro para viajar. A novidade de 2017 é a Hyundai, que também se destacou na pesquisa.

Não por acaso, todas estão no topo de vendas em segmentos relevantes no mercado nacional. A Chevrolet produz o Onix, compacto mais vendido do Brasil e líder no ranking geral de emplacamentos, seguido de perto pelo Hyundai HB20. Na Toyota, o Corolla mantém-se a alguns anos como o sedã médio mais desejado do país, com boa distância dos concorrentes.

A Honda apostou nos utilitários esportivos, e o HR-V permanece como o mais comercializado em um segmento que continua em expansão. A sintonia fina com o desejo do público —que cada vez mais se interessa por jipinhos— e o apelo viajante desse tipo de veículo fez a marca estar no topo da pesquisa neste ano, com 9% das citações no levantamento do Datafolha. A Chevrolet obteve 8%, Toyota e Hyundai, 7%, todos empatados tecnicamente.

"Investimos muito no desenvolvimento de automóveis que tragam conforto, versatilidade, segurança e alta eficiência energética, e esses pontos têm se refletido na visão dos nossos clientes", diz Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis.

A Chevrolet conquistou seu espaço por conseguir renovar seus produtos em meio à crise no setor automotivo. A maior parte dos veículos expostos hoje nas concessionárias da marca foi apresentada nos seguidos anos de queda nas vendas, entre 2014 e 2016.

O bom número de novidades fez a empresa aumentar sua participação de mercado. Hoje, detém 17,5% dos emplacamentos no país, sendo a líder no ranking das fabricantes.

O passo a ser dado agora segue a tendência do mercado. De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors no Brasil, 2017 é o ano dos veículos utilitários para a Chevrolet. A empresa apresentou recentemente novas versões da picape S10 e do SUV Trailblazer, que receberam melhorias na motorização a diesel, com redução de vibrações e maior autonomia.

*

RENOVAÇÃO

No fim deste ano, estreia o Equinox, modelo de luxo que substituirá o Captiva.

Na Toyota, os investimentos em jipinhos e jipões incluem a atualização do modelo médio RAV4 —lançada no país em março passado— e miram o futuro, com o utilitário compacto C-HR. O novo SUV de origem japonesa deve chegar ao Brasil no ano que vem, como importado.

"Um dos principais objetivos é oferecer a melhor experiência de compra e posse de um veículo, ouvimos cada vez mais os consumidores para promover melhorias que atendam às suas necessidades", afirma Ricardo Bastos, diretor de Relações Públicas e Governamentais da Toyota do Brasil.

A Hyundai oferece a maior linha de SUVs do mercado, que vão desde o compacto nacional Creta até o luxuoso Santa Fé.

"Tenho certeza que o amplo espaço interno dos nossos veículos, assim como o nível de conforto, qualidade e performance são fatores decisivos que influenciam os clientes na hora da compra, e todos esses pontos são essenciais para uma viagem agradável", diz Marcello Braga, diretor de marketing da Hyundai Caoa.

"A percepção do consumidor de que nossa marca é referência em SUVs é, seguramente, um dos motivos para nosso posicionamento entre as preferidas para quem gosta de viajar de carro", completa Angel Martinez, diretor-executivo de vendas, marketing e pós-venda da Hyundai Motor Brasil.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/01/2018
    1. Tambor de crioula dita o ritmo carnavalesco de São Luís, no Maranhão

      São Luís é pura surpresa. Fora do circuito mais visitado do litoral nordestino, sem muita publicidade, cada imagem surge fresca diante dos olhos. E fica quase impossível passear pelo centro histórico sem pensar: "como eu não sabia que isso existia?".

    2. Belo Horizonte é destino recente de Carnaval, mas nem por isso menos cobiçado

      Até pouco tempo atrás, a capital mineira costumava ficar vazia no Carnaval. Mas, assim como ocorreu com São Paulo, o ressurgimento dos blocos de rua fez com que Belo Horizonte passasse a ocupar posição de destaque entre os principais destinos de foliões.

    3. Araras são 'despertadores' no Pantanal, uma das regiões mais selvagens do mundo

      Ainda não são 6h da manhã, e você desperta com uma orquestra de cantos dos mais variados pássaros. Ainda sonolento, tenta conferir se de fato o dia nasceu. Abre lentamente a cortina da janela e, para sua surpresa, os raios solares estão apenas começando a vir à tona. A menos de cinco passos dali, um jacaré assiste incólume ao espetáculo.

    4. Tradição do frevo e do maracatu grita alto nas ruas e ladeiras de Recife e Olinda

      É só no meio da rua, pertinho da orquestra, sem pulseirinhas VIP e bem longe dos ambientes refrigerados, que se entende o frevo, o maracatu e a essência da folia no Recife e em Olinda. A programação oficial da festa é um exercício angustiante -é interminável a lista de atrações e horários. Tem festa para quem gosta da tradição do Homem da Meia-Noite, os que preferem a muvuca do Galo da Madrugada, o frevo do Escuta Levino ou os caboclos de lança do maracatu rural da Zona da Mata. Pensando nisso, confira um guia para encontrar o "seu bloco" no meio da folia.

    5. Cenográfica, Rio-Santos percorre praias, mata atlântica, cachoeiras e cidades históricas

      À medida que o carro avança, árvores tentam engolir o asfalto e criam um túnel verde que faz lembrar estradinhas perdidas no tempo. O mar azul dá o toque final. Mas logo uma placa no acostamento quebra o cenário de contos de fadas: ali, vende-se peixe frito com pimenta e farofa.

    6. Entre Porto Seguro e Trancoso, Arraial d'Ajuda é um convite para relaxar em meio à folia

      Em questão de segundos, a corrente de ar quente nordestina abraça os passageiros que acabaram de descer do avião no aeroporto de Porto Seguro.

    7. Revista sãopaulo elege as dez melhores fotos de viagens dos leitores

      Para compor o especial Viaja sãopaulo, a revista sãopaulo convidou os leitores para publicar fotos com a hashtag #viajasaopaulo em suas redes sociais. Veja as melhores imagens eleitas pela revista de lugares como a Califórnia, nos EUA, Chapada Diamantina, na Bahia, e Dellol, na Etiópia, entre outros.

    8. Roteiro de A a Z sobre Manaus destaca sabores, atrações e lendas da cidade amazônica

      Do rio Amazonas à zona franca, viaje de A a Z por sabores, atrações e lendas da cidade amazônica.

    9. Ao lado do Recife, Cabo de Santo Agostinho conta com praias de água turquesa

      Indecisos têm um prato cheio em Cabo de Santo Agostinho, no litoral sul pernambucano. O pequeno município, situado a meia hora do centro de Recife, acolhe com ternura turistas sem roteiro predefinido, que não sabem bem se preferem aproveitar a praia, fazer roteiros históricos ou apenas relaxar em um resort com spa e atração para as crianças.

    10. Gubbio transporta turistas do coração da Itália moderna à Idade Média

  1. 1
  2. 2
Publicidade