Tambor de crioula dita o ritmo carnavalesco de São Luís, no Maranhão

São Luís é pura surpresa. Fora do circuito mais visitado do litoral nordestino, sem muita publicidade, cada imagem surge fresca diante dos olhos. E fica quase impossível passear pelo centro histórico sem pensar: "como eu não sabia que isso existia?".

Com ruas de paralelepípedos e construções coloniais, o centro da capital maranhense pode fazer lembrar Ouro Preto ou Salvador, mas o passeio não tem as ladeiras nem as igrejas barrocas -além disso, a região, à beira da baía de São Marcos, próximo ao deságue do rio Bacanga no mar, tem suas edificações cobertas por azulejos, o que dá ao local tons de azul, amarelo e verde.

Fora do circuito carnavalesco, a cidade tem programação farta de música e dança no feriado, além da possibilidade de assistir a uma das manifestações culturais mais importantes do Estado, patrimônio cultural do Brasil: o tambor de crioula.

Espécie de dança de roda, a manifestação afro-brasileira mistura giros, canto e tambores. Embora seja um louvor a São Benedito, o tambor não tem local nem data fixos, mas é mais frequente na época do Carnaval e nas festas de bumba meu boi -que começam próximo à Páscoa e seguem até julho-, oportunidade para ver a cultura tomando forma nas saias rodadas e floridas das participantes.

Fundada por franceses, ocupada por holandeses e, finalmente, colonizada por portugueses, São Luís já foi uma das principais cidades do país, berço de muitos intelectuais -entre eles, Gonçalves Dias e Artur Azevedo. Existem alguns epítetos para o destino, como Atenas Brasileira, Ilha do Amor, Jamaica Brasileira ou Cidade dos Azulejos.

Os motivos pelos quais a cidade fundada em 1612 recebeu esses apelidos podem ser misteriosos para muitos que costumam associar o Estado apenas à família Sarney ou a sua atração mais visitada: o parque de dunas sem fim dos Lençóis Maranhenses.

Se já não é tanta surpresa dizer que a cidade é considerada a capital brasileira do reggae, poucos sabem que São Luís fica, na verdade, em uma ilha, a Upaon-Açu.

A capital maranhense merece uma visita de alguns dias ou, então, uma parada mais longa, de pelo menos uma ou duas noites, daqueles que seguem para os Lençóis.

Se o tempo for curto e tiver que escolher apenas uma atração na cidade, essa é a Casa das Tulhas, ocupada pela Feira da Praia Grande, no centro histórico, onde é possível encontrar restaurantes, artesanato, cachaças e outros produtos locais.

Para o Carnaval, a programação inclui desfile de blocos tradicionais, participações de Gaby Amarantos, Elza Soares e Péricles com Fundo de Quintal, além de cerca de 40 grupos de tambor de crioula.

*

QUEM LEVA

Consultor Turismo
Tel. 2508-1572
A partir de R$ 1.914. Inclui aéreo, traslados e cinco noites em apartamento duplo com café da manhã.

Taguatur
Tel. (98) 2109-6400
A partir de R$ 1.200 (o casal). Inclui quatro noites em apartamento duplo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 21/09/2018
    1. 'Praia das tartarugas' esbanja opções de resorts em estilo família

      O Iberostar Praia do Forte é opção certeira para quem procura uma viagem romântica, com amigos ou com a garotada a tiracolo.

    2. Club Med Rio das Pedras une descanso e esportes radicais no litoral fluminense

      Construído entre o mar e a montanha, o Club Med Rio das Pedras, em Mangaratiba (RJ), na região de Angra dos Reis, é uma boa opção para quem busca, além de conforto e descanso, agitação e opções de esporte.

    3. Pacote com tudo incluído permite relaxar o corpo no Transamerica Resort Comandatuba

      Neste verão, quem se hospedar no resort que fica no sul da Bahia poderá esquecer a carteira dentro da mala e relaxar não apenas o corpo, mas também o bolso.

    4. Novidade em Natal, Wish resort tem piscina de cara para o mar

      Localizado na Via Costeira, entre o Parque das Dunas e Ponta Negra, o Wish Natal é preparado para receber famílias e grupos de amigos que buscam conforto e contato com a natureza local. Afinal, o Rio Grande do Norte tem algumas das praias mais bonitas do Nordeste.

    5. Em frente ao mar azul do Caribe, resorts de Cancún e Riviera Maia atraem de grupos de amigos a casais

      A areia branca segue serena até tocar o mar azul-turquesa do Caribe sob uma leve brisa que ameniza o calor intenso. A paisagem é quase surreal, tamanha beleza. Mas elogios não fazem jus à pintura que pode ser vista da janela do Iberostar Cancún, resort que fica na zona hoteleira da cidade, porção mais turística da costa mexicana.

    6. Entre montanhas de Minas, Tauá Resort aposta em programação especial para a criançada

      A apenas 50 minutos de Belo Horizonte, o Tauá Resort, em Caeté (MG ), é daqueles lugares onde a família inteira se sente confortada. No Travelers' Choice do Trip Advisor 2018, ele aparece entre os 25 melhores do Brasil para famílias -e como o melhor do estado mineiro.

    7. Resort Santa Clara, no interior de SP, une spa luxuoso para os pais e aventuras para os filhos

      Em uma antiga fazenda de café no interior paulista, com 360 hectares, cuja sede foi construída pela família do presidente Washington Luís no início do século 20, o Santa Clara Eco Resort celebra duas décadas repletas de novidades.

    8. Resort Ponta dos Ganchos oferece bangalôs luxuosos para casais apaixonados em SC

      Exclusividade e privacidade são o lema do Ponta dos Ganchos. O resort all inclusive fica em uma península particular no município de Governador Celso Ramos, a 50 km de Florianópolis (SC). Conhecida como Costa Esmeralda, a região é famosa pelo mar de águas cristalinas, onde os banhistas costumam se deparar com peixinhos nadando entre suas pernas.

    9. Em estilo colonial, Casa Grande é clássico do litoral paulista

      Com estilo colonial brasileiro, pé-direito alto, em terreno de 45 mil m² repleto de palmeiras e vegetação tropical, o Casa Grande Hotel Resort & Spa é um clássico do litoral.

    10. Em Porto de Galinhas, Nannai tem ares polinésios, que fazem hóspede não querer arredar o pé de lá

      Uma certa atmosfera polinésia envolve o Nannai Resort & Spa, com seus bangalôs construídos sobre lâminas d'água e cercados por jardins tropicais. Sem mencionar os que estão à beira-mar, com piscinas e gazebos privativos. Há também apartamentos, mas em menor número que as acomodações mais cinematográficas.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
Publicidade