Publicidade

Sala com decoração estilo anos 1990 ganha ares modernos com tons claros

Mariana Orsi/Divulgação
Sala com decoração estilo anos 1990 ganha ares modernos com tons claros
Sala de apartamento em Higienópolis, depois de ser reformada

Esse apartamento de 300 metros quadrados em Higienópolis (região central de São Paulo) tinha cara de anos 1990, com paredes vermelhas e pórticos separando sala de estar e de jantar.

Para atualizar a decoração, a parede colorida da sala foi pintada de branco. "Preferimos que as cores sejam pontuais", diz a arquiteta Patricia de Palma, do escritório SP Estudio, responsável pelo projeto. "Faz mais sentido para um apartamento desse tamanho e com uma decoração contemporânea."

Os pórticos foram retirados, e o mobiliário passou a ser usado para dividir os cômodos. Ainda era preciso se livrar do excesso de objetos de decoração e de peças de cores escuras para tornar o ambiente mais amplo, iluminado e aconchegante para os moradores –uma mãe e dois filhos adultos– e também para as visitas, frequentes no apartamento.

Para deixar o espaço mais claro, a arquiteta decidiu raspar o piso de tábua de peroba e mudar os pontos de iluminação. Lâmpadas comuns foram substituídas por modelos de LED, mais eficientes.

A lareira, que antes tinha colunas de mármore, foi reformada e ganhou uma moldura simples, e os sofás antigos deram espaço para peças novas em tons de bege.

A cor, aliás, foi usada em todos os ambientes transformados pelo projeto, mas aparece com texturas diferentes em cada cômodo. Na sala de jantar, o efeito escolhido foi o terracota, que deixou a superfície parecida com grãos de areia. O ambiente também ganhou plantas, que ajudam a deixar o espaço mais alegre.

A reforma modificou ainda copa, lavabo, varanda e hall. Alguns móveis foram reaproveitados, como a mesa de mármore da sala de jantar. A obra durou três meses e custou R$ 160 mil.

Confira abaixo como era a sala e como o ambiente ficou após a reforma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade