Publicidade

Reforma conecta salas e amplia espaço de convivência de imóvel

A sala de estar desse apartamento de 180 metros quadrados em Moema (zona sul de São Paulo) ganhou espaço extra com a demolição de algumas paredes.

O objetivo foi ligar a sala de TV, que fica em um cômodo ao lado, com a derrubada de parte de uma parede ao lado da janela da sacada, à sala de estar, aumentando o espaço de convivência. A outra foi entre as áreas de estar e de jantar.

As colunas de sustentação foram transformadas em um pórtico. "A passagem camufla as vigas estruturais e suporta novos pontos de luz", explica a arquiteta Ana Cristina Tavares, da KTA Arquitetura.

Para manter a uniformidade entre os ambientes, foi preciso trocar o piso de madeira, que agora é o mesmo até a sala de jantar.

A paleta de cores continuou com tons neutros. Acima da lareira, que recebeu uma moldura de mármore, a parede branca ganhou painéis de couro bege para destacar o espaço.

Na sala de jantar, foi colocada uma mesa quadrada de oito lugares. No canto, há um apoio para bebidas desenhado para o espaço, com suporte para uma adega.

A mudança feita na copa foram somente os móveis e o novo papel de parede. "Optamos em não retirar o piso, que ainda estava em ótimo estado", diz a arquiteta.

O lavabo ganhou novo papel de parede e cuba na pia, cuja base foi mantida. A adaptação foi colocar novas placas de pedra da mesma cor, ampliando visualmente a pia.

Por fim, o maior quarto do apartamento sofreu uma mudança radical com a substituição do closet antigo pelo novo, mais enxuto e acessado por uma porta que se camufla à parede. "Readequamos a dimensão para as necessidades do novo morador", explica.

Com isso, o quarto ganhou um pouco mais de espaço. Ao lado da cama, foi instalado um móvel que funciona como criado mudo e gaveteiro, aumentando o espaço para guardar os pertences.

Publicidade
Publicidade
Publicidade