Publicidade

Feira de design Paralela mostra potencial da natureza na decoração

Mostrar –e vender– o que estão criando artesãos e designers brasileiros é o mote da Paralela, feira de design para casa que acontece duas vezes por ano em São Paulo, no prédio da Bienal do parque Ibirapuera.

Na 33ª edição, de 19 a 21 deste mês, 64 expositores apresentaram suas criações. "Juntamos artesanato contemporâneo e indústria, afirma a organizadora do evento, Dianela Refinetti.

Nesta mostra da Paralela, chamou a atenção a referência que as peças fazem à natureza, seja diretamente, com uso de plantas vivas e pedras, ou pelo formato orgânico dado à madeira e ao metal.

Com pés que remetem a galhos, o Estúdio Paulo Alves apresentou a nova linha de suas poltronas Bombom, com tecido estampado que têm 30% de PET na composição.

Os pedestais de metal com cachepôs de tecido impermeável de Filipe Ramos vêm com haste flexível, para ser moldada e guiar o formato da planta. Já a Vitafiore expôs mudas de quatro espécies em tubos selados de vidro, que não precisam de terra, água ou muita exposição solar –para quem gosta de verde, mas não quer ter trabalho.

O vidro se junta à pedra nos vasos tanto de Carol Gay como de Elisa Stecca. Carol usa os minerais como elemento deformador, sobre as quais sopra o vidro quente, que pega seu formato. "São peças únicas", afirma ela.

O uso do vidro aparece ainda em móveis. A Glass11 trouxe mesas, cadeiras e estantes nas quais o material predomina, às vezes aliado à madeira ou ao concreto, como a mesa lateral com vidro dobrado, colado sobre pilar de concreto (de Rodrigo Ohtake).

A Paralela é exclusiva para lojistas, arquitetos, designers, hoteleiros e estudantes da área. A próxima edição acontecerá em agosto.

Publicidade
Publicidade
Publicidade