Siga a folha

Bolsonaro usou imagem de HQ da Liga da Justiça para divulgar lançamento de satélite brasileiro

Primeiro equipamento nacional para observação da Terra foi lançado na Índia em 28 de fevereiro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou uma imagem das histórias em quadrinhos (HQ) da Liga Justiça, da editora americana DC Comics, para divulgar o lançamento do Amazônia-1, primeiro satélite brasileiro de observação da Terra.

Em uma publicação de rede social feita no dia 27 de fevereiro, Bolsonaro divulgou uma imagem com uma montagem que traz sua foto, a do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes e do satélite que originalmente aparece nos quadrinhos da DC (canto superior direito).

Na montagem de Bolsonaro, o satélite ganhou as cores verde e amarelo no lugar das cores originais (roxo e azul). A imagem original do satélite pode ser encontrada no livro "Justice League - The Ultimate Guide" (Liga da Justiça - o guia definitivo), que fala sobre as histórias do grupo de super-heróis. Personagens como Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha fazem parte da liga.

Imagem do livro 'Justice League - The Ultimate Guide', da DC Comics - Reprodução/DC Comics

Fãs dos quadrinhos notaram a semelhança e denunciaram o caso nas redes sociais. Até o momento, a DC Comics não se manifestou sobre o caso. Não é prática da editora liberar uso de suas obras por personalidades políticas.

A imagem do satélite dos quadrinhos, porém, não guarda semelhanças com o Amazônia-1.

Concepção artística do satélite Amazônia-1 - Inpe

O Amazônia-1 foi lançado na madrugada do dia 28 de fevereiro a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, no sul da Índia. Na terça-feira (2) rastreadores de satélite detectaram atividade do Amazônia-1 que indicava que o equipamento estaria girando fora de controle. Na quarta (3) o Inpe (Instituto Pesquisas Espaciais) afirmou que o satélite está funcionando normalmente.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas