Siga a folha

Veja as primeiras fotos dos passageiros da missão Inspiration4, da SpaceX, no espaço

De uma cúpula, turistas podem observar a Terra; viagem, que começou na quarta, deve durar até sábado

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Inspiration4, primeira missão espacial da história composta apenas de civis a entrar em órbita no espaço, tem rendido aos seus quatro passageiros vistas incríveis do planeta Terra.

As primeiras fotos de suas observações —facilitadas por uma grande cúpula instalada na aeronave da empresa SpaceX— foram divulgadas nas redes sociais da missão na madrugada desta quinta (17).

Bilionário Jared Isaacman observa a Terra a bordo da missão Inspiration4, da empresa SpaceX, em 17 de setembro de 2021 - Divulgação

Os tripulantes estão desde quarta-feira (15) a bordo da cápsula Crew Dragon, que decolou do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), acoplada ao foguete Falcon 9. Já nas alturas, o foguete, como planejado, se desprendeu da cápsula e retornou à Terra.

A viagem dos quatro turistas, nenhum deles astronauta profissional, deve durar três dias. O retorno está previsto para este sábado (18).

A volta para o planeta deve acontecer na costa da Flórida. O planejado é que a cápsula caia no oceano.

Tripulantes da missão Inspiration4, da empresa SpaceX, durante viagem a bordo da cápsula Crew Dragon em 17 de setembro de 2021 - Divulgação

Enquanto isso, lá do alto, além de realizar experimentos, os turistas Christopher Sembroski, Hayley Arceneaux, Jared Isaacman e Sian Proctor podem visualizar ângulos únicos da Terra várias vezes ao dia.

A cada 90 minutos, eles completam uma volta ao redor da Terra, viajando a velocidades superiores a 27.000 km/h —​cerca de 22 vezes a do som.

A órbita do voo, a aproximadamente 575 km do nosso planeta, é mais distante do que a da Estação Espacial Internacional e a do telescópio Hubble.

A enfermeira Hayley Arceneaux diante da cápsula com vista para a Terra na missão Inspiration4 - Divulgação

A Inspiration4 é uma missão totalmente privada, mas também tem uma veia filantrópica.

O milionário Jared Isaacman, 38, fundador da empresa de pagamentos Shift4 Payments, foi quem comprou os assentos da missão e convidou os outros três para a aventura.

A iniciativa, cujo valor não foi revelado, tem o objetivo de levantar fundos para o hospital infantil St. Jude, em Memphis, no Tennessee (EUA).

Chris Sembroski espia pelo domo da cápsula Crew Dragon, da SpaceX - Divulgação

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas