Siga a folha

Cientistas reconstroem batalhas bíblicas épicas em novo estudo inovador

Pesquisadores estão datando fatos históricos com maior precisão usando campos geomagnéticos antigos que foram preservados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jerusalém | Reuters

Ruínas antigas contam apenas uma história parcial dos cercos e conquistas épicas narrados na Bíblia hebraica, mas os cientistas estão usando novas tecnologias de datação para analisar fatos históricos e ver como eles se assemelham aos narrados nas escrituras.

Usando a leitura de campos geomagnéticos antigos que foram preservados ao longo do tempo em tijolos de barro de locais destruídos pelo fogo e em duas coleções de objetos cerâmicos, cientistas da Universidade Hebraica e da Universidade de Tel Aviv dataram esses vestígios com maior precisão.

Vista aérea do sítio arqueológico de Tel Lachish, no sul de Israel - Amir Cohen/Reuters

O método foi usado no passado, mas nunca nessa medida.

"Como temos um banco de dados muito grande, podemos comparar muitos locais diferentes de acordo com o sinal magnético e, assim, chegar a um método de datação muito preciso", disse Yoav Vaknin, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.

As descobertas do estudo indicam, por exemplo, que o exército de Hazael, rei de Aram-Damasco mencionado pela primeira vez no Livro dos Reis, foi responsável pela destruição de várias cidades, como Tel Rehov, Tel Zayit e Horvat Tevet.

Em termos de sua aplicação moderna, Vaknin disse que o campo magnético e sua atividade é um dos maiores mistérios que os cientistas encaram, e essa tecnologia pode ser usada para prever como o campo magnético mudará e se comportará no futuro.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas