Siga a folha

Descrição de chapéu Estados Unidos

Missão que buscará 1ª caminhada espacial privada deve ser lançada sexta-feira

Outras duas tentativas na semana passada acabaram adiadas devido a problema técnico e condições meteorológicas

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | AFP

O lançamento da Polaris Dawn, missão da SpaceX que pretende realizar a primeira caminhada espacial privada da história, está previsto para a próxima sexta-feira (6). O anúncio foi feita nesta quarta (4) pela agência reguladora da aviação civil americana.

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) divulgou um plano de operações que indica uma janela de quatro horas para o lançamento, a partir das 4h33 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida.

Mais oportunidades de decolagem estão previstas para sábado e domingo. A SpaceX não se manifestou sobre a janela de lançamento.

Cápsula Crew Dragon no Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida - AFP

Organizada pelo milionário americano Jared Isaacman, a missão Polaris Dawn pretende atingir uma altitude máxima de 1.400 km, a maior de uma missão tripulada em mais de meio século, desde o programa Apollo, da Nasa.

O destaque da viagem será a tentativa da primeira caminhada espacial de uma tripulação privada. A missão conta com quatro membros que não são astronautas profissionais. Eles vão vestir trajes modernos de atividade extraveicular desenvolvidos recentemente pela SpaceX, do magnata Elon Musk.

O lançamento da missão foi adiado duas vezes na semana passada devido a um problema técnico com a torre de lançamento e por limitações meteorológicas que afetariam o retorno.

Para dificultar a situação, outra missão de um foguete Falcon 9 da SpaceX perdeu seu propulsor de primeiro estágio, que normalmente realiza um pouso vertical de precisão em uma plataforma não tripulada. O incidente levou à suspensão das atividades do veículo, do qual a Nasa e empresas privadas dependem em grande parte para colocar em órbita astronautas e satélites.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas