Siga a folha

Médico, vencedor dos prêmios Esso (Informação Científica) e J. Reis de Divulgação Científica (CNPq).

A tranquilidade que a vacina oferece

Mesmo com alívio emocional que imunizantes podem trazer, parte da população americana ainda recusa a vacina

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Uma parte da população dos Estados Unidos continua a recusar a vacina que poderia proteger contra a Covid-19. Por isso, o presidente Biden desenvolve atualmente um novo plano de combate ao coronavírus.

Entre as várias medidas estão a obrigatoriedade da vacinação para todos os funcionários públicos. Alunos e professores das escolas realizarão testes relacionados à virose regularmente.

A necessidade dessas medidas causam estranheza. A produção de vacinas contra a Covid-19 produziu grande alívio emocional para a população americana: sentiam-se protegidos.

Na revista Plos One desta semana, Francisco Perez-Arce e colaboradores da Universidade do Sul da Califórnia, relatam a ansiedade emocional provocada pela pandemia em seus primeiros dias e a mudança sentida após a imunização parcial.

Campanha de vacinação contra Covid no Parque do Carmo, zona leste da capital paulista - Rubens Cavallari/Folhapress

Referem os autores que a pandemia afetou o emprego e as finanças das pessoas, provocou riscos à saúde e tirou oportunidades de relacionamento que podem resultar em problemas emocionais. Foram observados níveis elevados de ansiedade.

O lançamento das vacinas melhorou o estado emocional das pessoas ao reduzir a ansiedade. A aplicação da vacina melhora a qualidade de vida e as perspectivas econômicas, permitindo que as pessoas retomem a suas atividades anteriores e se tornem socialmente mais ativos.

No período de um ano, os autores entrevistaram 8.003 adultos em suas residências. Observaram melhoria significativa sob o ponto de vista emocional resultante da primeira dose da vacina.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas