Siga a folha

Descrição de chapéu STF

Câmara de Ribeirão arquiva cassação de vereadora que criticou Bolsonaro

Duda Hidalgo (PT) participou de manifestação em defesa do ex-presidente Lula em abril e posou para foto perto de faixa com a frase 'Bolsonaro genocida'

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Ribeirão Preto arquivou pedido de cassação do mandato da vereadora Duda Hidalgo (PT) por quebra de decoro parlamentar, alvo de representação por ter criticado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em abril, a vereadora participou de uma manifestação em defesa do ex-presidente Lula (PT) em Ribeirão Preto e postou uma fotografia em seu perfil numa re​de social em que ela aparecia próxima de um viaduto que tinha uma faixa com a frase "Bolsonaro genocida". Na ocasião, ela estava acompanhada de um assessor.

A representação alegava que a vereadora havia usado recursos públicos para estender faixas atacando o atual Presidente da República ao ser acompanhada de um assessor. Ela também era acusada de desrespeitar a lei Cidade Limpa.

A vereadora Duda Hidalgo (PT) - Reprodução

A defesa da vereadora demonstrou que a faixa de protesto citada na representação não era de responsabilidade de Duda e que o documento foi desprovido de requisitos básicos de admissibilidade, uma vez que não foi informado documentos essenciais da pessoa que assinava a representação.

"O ato praticado pela parlamentar nada mais é do que a manifestação pacífica de seu pensamento, garantia constitucional não só a políticos eleitos democraticamente como a qualquer pessoa", diz documento da defesa.

Os advogados Gabriela Araújo, Maíra Recchia, Priscila Pamela dos Santos e Marco Aurélio de Carvalho integram a defesa da vereadora.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas