Siga a folha

TV Cultura nega intenção de pedir de volta imóvel do MIS Experience

Diretor do museu, André Sturm diz que, se contrato for mantido, espaço pode continuar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Fundação Padre Anchieta nega que esteja pedindo de volta o imóvel onde hoje funciona o MIS Experience. O museu está localizado em uma antiga marcenaria da TV Cultura, na zona oeste de São Paulo.

Em nota, a fundação afirma que "o vínculo de locação do espaço tem a sua vigência até 10 de junho de 2025".

Imagem de referência do projeto da exposição "Michelangelo: Capela Sistina" - Divulgação MIS/Experience

Como mostrou a coluna, o MIS Experience poderá fechar as portas no fim deste mês, quando termina a exposição "Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina".

Segundo interlocutores, a decisão teria sido tomada após a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da emissora, informar que teria outros planos para o imóvel. O grupo, porém, nega qualquer intenção de retomar o local.

"Se a TV Cultura quiser manter [o contrato], eu fico", diz o diretor do MIS (Museu da Imagem e do Som), André Sturm.

O MIS e o MIS Experience, assim como o Paço das Artes, são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo geridos pela Associação Cultural Ciccillo Matarazzo.

O contrato com a organização social se encerraria no fim deste mês, mas foi prorrogado até 30 de agosto. A pasta vai publicar um novo edital de chamamento público para a gestão dos museus.

"A associação não pode se comprometer com o funcionamento do MIS Experience [para além do prazo do contrato de gestão] se a secretaria não der a administração [do equipamento]", afirma Sturm.

"Caso a secretaria decida colocar o MIS Experience na convocatória e a TV Cultura confirme que tenha interesse em manter a locação do espaço, a associação está preparada para continuar a administração [do museu]", segue ele.

Inaugurado em 2019 como um braço do MIS, o equipamento cultural trouxe para a capital paulista a primeira exposição imersiva de sua história, com projeção de obras de artistas em larga escala.

Veja, abaixo, a íntegra da nota da TV Cultura:

"Em decorrência de equivocadas informações veiculadas pela imprensa, de que a Fundação Padre Anchieta decidiu não renovar o contrato de locação do imóvel que sedia o MIS Experience, o que resultaria no encerramento de suas atividades no final do corrente mês, esclarecemos que o vínculo de locação do espaço tem a sua vigência até 10 de junho de 2025, não procedendo a informação divulgada."


VELINHAS

O cônsul-geral e diretor do Centro de Promoção da República Argentina em São Paulo, embaixador Luis María Kreckler, recebeu convidados na residência oficial do país na capital paulista, na semana passada, para celebrar o 213° aniversário da Revolução de Maio. O cônsul-geral da Suíça em São Paulo, Pierre Hagmann, e a cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas