Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A 99Food decidiu ir ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se manifestar contra o iFood, como fizeram outras empresas do setor nos últimos meses.
Nesta quinta (17), a empresa levou uma representação ao órgão dizendo que a atuação do iFood impõe barreiras ao mercado e ao crescimento de sua marca, que completou um ano de operação no Brasil em novembro de 2020.
Com o gesto, o aplicativo de delivery da 99 se junta à Rappi Brasil, ao Uber Eats e à Abrasel (associação de restaurantes), que já vinham tentando combater o modelo de contratos de exclusividade do iFood com restaurantes.
Em março, a Superintendência-Geral do Cade também se posicionou contra o modelo.
A investigação começou em setembro de 2020, quando a Rappi Brasil acusou o iFood de usar a posição dominante que tem no mercado para exigir exclusividade dos restaurantes parceiros, fechando o caminho da concorrência.
Procurado pelo Painel S.A., o iFood diz que suas políticas comerciais são legítimas, pró-competitivas, e beneficiam restaurantes e consumidores da plataforma. A empresa afirma, ainda, que a investigação do Cade foi vista com naturalidade pelo iFood e que tem cooperado com a autoridade.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters