Cardápios apostam em sanduíches autorais com ingredientes inusitados

Prato do Taka Daru leva barriga de porco crocante entremeada com queijo artesanal

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Fernanda Meneguetti
São Paulo

Para criar um sanduíche especial para o Izakaya Taka Daru, o chef Uilian Goya, resolveu desenvolver um pão exclusivo. Para isso, fez uma parceria com a padeira Virgínia Oda que resultou em um sabor que lembra o pão de miga, mas é mais docinho e consistente, para segurar a gordura da carne.

A carne, no caso, é uma barriga de porco crocante entremeada com queijo artesanal. Para acompanhar, leva maionese de missô, molho tonkatsu (feito com shoyu e mostarda, ele costuma ser usado com carne de porco frita) e uma folhinha de alga nori.

A receita é apenas uma das que mostram que, hoje, restaurante que se preze tem, pelo menos, um sanduíche de receita própria no cardápio.

Jefferson Rueda, da Casa do Porco, serve o siri-bacon (pão de batata com siri mole, bacon, salada e maionese). Oscar Bosch, do Tanit, acaba de criar o bocadillo de calamares (um pão de tinta de lula frito e recheado com o mesmo molusco, empanado).

"Quem não sabe fazer um bom sanduíche não sabe viver. Apesar de trabalhar com lagostas, vieiras e foie gras no restaurante Tonton, quando eu chegava em casa comia um sanduíche. Foi o motivo para abrir o Sandoui", conta Gustavo Rozzino, do restaurante especializado na iguaria.

Antes restrito à sua casa mais nova, agora o sanduba Duck Tales está no cardápio de seus dois endereços. A receita reúne coxa de pato confitada, compota de cebola-roxa e brioche tostadinho.

O chef Renato Carioni acaba de entrar para o time. Ele anunciou que, a partir de 21 de setembro, também servirá sanduíches no Così.

Um deles será o lobster roll (cauda de lagosta cozida, maionese, salsão, cebola-roxa e um pouquinho de pimenta em pão de mandioquinha selado com manteiga de alho).

Também vai servir o vitello tonnato (uma focaccia com rosbife de vitela, maionese de atum e picles de cebola roxa).

Em sua cozinha no Tan Tan Noodle Bar, o chef Thiago Bañares também aposta nos sanduíches. Eles vão de amanteigados briochinhos, recheados com camarões suculentos, à uma releitura do McFish.

Sem contar os pães de miga preenchidos com ostra, vegetais e até coração de galinha.

Temporariamente fechado, o restaurante reabrirá com novidades em outubro.


Onde provar

A Casa do Porco - r. Araújo, 124, República

Così - r. Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília

Izakaya Taka Daru - r. Costa Carvalho, 234, Baixo Pinheiros

Sandoui - al. Joaquim Eugênio de Lima, 1.537, Jardins

Tanit - r. Oscar Freire, 145, Jardins

Tan Tan Noodle Bar - r. Fradique Coutinho, 153, Pinheiros

Relacionadas