Siga a folha

Frio chega com força e pode provocar geada e neve no centro-sul do país

Atrasada em relação a anos anteriores, queda de temperatura deve persistir

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Paulistanos caminham agasalhados pela av. Bernardino de Campos em manhã fria em São Paulo - Danilo Verpa - 17.jul.17/ Folhapress

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

​O friozinho do outono atrasou um pouco neste ano, mas deve chegar com força nos próximos dias, de acordo com previsão do instituto Climatempo. As mudanças começam já nesta sexta-feira (18), no Rio Grande do Sul, e se estenderão por todo o centro-sul do país no final de semana. 

Segundo Michele Fernandes, meteorologista do instituto, as temperaturas mais amenas costumam dar as caras no início de maio, o que não aconteceu neste ano. No entanto, o frio deve chegar de vez agora e predominar durante a próxima semana. "A frente fria até deve se deslocar, mas o frio continua”, afirma. 

A frente fria, que avança pelo país acompanhada de uma massa de ar polar, vai provocar, além do frio, bastante chuva nos primeiros dias. Na sexta, as precipitações ficarão concentradas no Sul, seguindo para São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no sábado (19) e para o Rio no domingo (20). 

 

No fim de semana, também são esperadas temperaturas abaixo de zero na região Sul do país e geadas no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além da serra da Mantiqueira. Há ainda possibilidade de neve em cidades como São José dos Ausentes, São Joaquim, Urupema, Urubici e Bom Jardim da Serra. 

Já no início da próxima semana, não devem ocorrer mais chuvas, mas as baixas temperaturas persistirão. É na segunda-feira (21), que podem ser registradas os índices mais baixos do ano em todas as capitais do centro-sul do país e em algumas da região Norte, como Porto Velho e Rio Branco. 

De acordo com a previsão, a temperatura mínima será de 10°C em Belo Horizonte, com máxima de 25°C; de 8°C em São Paulo, com máxima de 20°C; de 4°C em Curitiba, com máxima de 18°C; e de 17°C em Rio Branco, com máxima de 29°C. O sol predominará em toda essa região, brilhando sem nuvens durante as tardes.

 

Veja as menores temperaturas registradas neste ano em algumas capitais:

Porto Alegre (RS): 12,7°C
Florianópolis (SC): 15,2°C
Curitiba (PR): 11,8°C
São Paulo (SP): 13,8°C
Rio de Janeiro (RJ): 15,5°C
Belo Horizonte (MG): 15,4°C
Vitória (ES): 16,7°C
Campo Grande (MS): 15,1°C
Cuiabá (MT): 20,0°C
Goiânia (GO): 15,2°C
Brasília (DF): 13,6°C
Rio Branco (AC): 19,6°C
Porto Velho (RO): 21,8°C 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas