Siga a folha

Folha lança o blog Vidas Negras Importam com notícias sobre a luta por direitos dos negros

Espaço será voltado a quem que deseja aprender sobre história dos povos negros e racismo estrutural

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A Folha estreia nesta quinta-feira (13) o blog Vidas Negras Importam, que trará notícias sobre a luta antirracista de negros brasileiros e de todo o mundo. O espaço será voltado àqueles que desejam aprender sobre história dos povos negros e racismo estrutural e pretende ser um canal a mais para denúncias de racismo e violência policial contra negros. Serão publicadas entrevistas, reportagens e listas para ampliar o repertório do leitor sobre o tema.

Manifestantes pintam frase #vidaspretasimportam na avenida Paulista (SP), em protesto pelo assassinato de Beto Freitas, em Porto Alegre, em 2020 - Bruno Santos/Folhapress

Todos os dias, ao menos duas crianças e adolescentes são mortos pela polícia no Brasil, segundo levantamento feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública a pedido da Folha. Os dados revelam que nos últimos três anos o Brasil assistiu à morte de 2.215 crianças causadas por policiais, e 69% delas eram negras.

Algumas dessas crianças tiveram suas fotos e nomes nas capas de jornais espalhados pelo Brasil. João Pedro Matos, 14, Ághata Félix, 8, Kauan Alves, 16, Emily Victória Silva dos Santos, 4, e Rebeca Beatriz Rodrigues dos Santos, 7. Elas não são exceção. A quantidade de mortes de crianças e adolescentes causadas por policiais passou de 5% em 2017 para 16% em 2019.

O blog Vidas Negras Importam também pretende ser um espaço a mais para os repórteres negros da Folha e quer ampliar a atuação deles na cobertura do racismo e das relações raciais. Apesar de os negros serem cerca de 37% dos paulistas, representam apenas 13,5% dos jornalistas no estado, segundo levantamento feito em 2018 pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).​

O blog será capitaneado por Matheus Moreira, que é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e cocriador do Prêmio Neusa Maria de Jornalismo para jornalistas negros e transsexuais.

O jornalista Matheus Moreira - Arquivo Pessoal

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas