Siga a folha

Descrição de chapéu trânsito

Congestionamento fica acima da média em SP após chuva e falha no metrô

Trânsito na capital paulista seguiu em alta após o horário de pico às 9h, o que é anormal

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O tráfego na cidade de São Paulo registrou no início da tarde desta terça-feira (13) lentidão acima da média após uma manhã de chuva intensa, alagamentos e falhas no transporte coletivo.

Por volta das 12h30, a capital tinha ao menos 51,7 quilômetros de congestionamento em corredores monitorados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Em toda a cidade, neste horário que o índice de lentidão alcançou 155 km, também de acordo com a CET.

Capital registrou lentidão acima da média após chuva e falhas no metrô nesta terça-feira - Zanone Fraissat - 9.dez.2022/Folhapress

A marca das 12h30 representa 6% de lentidão na cidade, o que está acima da média. Normalmente, durante os dias de semana a capital registra seu pico de congestionamento às 9h, com média de até 10 pontos percentuais de vias congestionadas.

O pior índice de lentidão foi às 8h30, com 231 km e oscilou durante o dia, com altas em horários tradicionalmente de trânsito mais ameno.

O nível de congestionamento chegou a subir de 5,3%, às 9h, para 6%, às 12h30.

As regiões sul e oeste tinham maiores patamares de congestionamento no início da tarde, ambas com 20 quilômetros de lentidão. A via mais congestionada da cidade era a marginal Pinheiros, no sentido da rodovia Castelo Branco, com 7,5 quilômetros de lentidão.

Por volta das 13h, a tendência já era de queda no trânsito, com 5,4% de lentidão. O patamar seguia acima da média histórica.

Em toda a cidade, o principal pico de lentidão à tarde foi registrado pela CET as 16h30, com 174 km, também acima da média para o horário.

O trânsito ficou pesado após uma chuva forte que atingiu a cidade durante a manhã. A capital chegou a registrar 23 pontos de alagamento, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências).

Às 13h, cinco pontos de alagamento ainda causavam transtornos na cidade. Na rua Vladimir Herzog e na avenida Comendador Martinelli, no centro, e na avenida Santo Amaro, na zona sul, os veículos não conseguiam atravessar os pontos de enchente.

Na manhã desta terça, houve também uma falha de energia que provocou a paralisação do metrô da linha 4-amarela, administrada pela concessionária ViaQuatro. Vagões ficaram desligados e sem circulação de ar, e por mais de uma hora a linha ficou parcialmente paralisada.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas