Siga a folha

Descrição de chapéu The New York Times

Solidão tem benefícios físicos e emocionais; saiba como incorporá-la à rotina

Se você não é do tipo que curte ficar sozinho, tente ter momentos sem companhia em lugares públicos

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Jancee Dunn
The New York Times

Sou uma pessoa que anseia por momentos regulares de solidão. Em casa, faço caminhadas rápidas. No trabalho, às vezes desapareço no armário de material de escritório. Quando não consigo encontrar esses momentos privados, fico inquieto.

A maioria de nós precisa de um equilíbrio entre solidão e tempo social, diz Thuy-vy Nguyen, psicóloga social que dirige o Solitude Lab na Universidade de Durham, na Grã-Bretanha. Sua pesquisa revelou que passar tempo sozinho tem benefícios físicos e emocionais. Perguntei a especialistas como reconhecer quando você precisa de mais solidão e como incorporá-la à sua vida.

Ter momentos de solidão não significa deixar de lado o convívio social - Adobe Stock

ISOLAMENTO OU SOLIDÃO?

Solidão é diferente de isolamento, afirma Virginia Thomas, professora assistente de psicologia no Middlebury College. O isolamento é a sensação de que não estamos conectados aos outros tanto quanto gostaríamos, o que gera sofrimento emocional. Mas buscar intencionalmente um tempo para estar sozinho, diz ela, é "quase sempre experienciado de forma positiva".

Não há uma quantidade padrão de tempo que as pessoas devem passar sozinhas, afirma Thomas, então ela recomenda que você se observe e acompanhe seus humores. Pergunte a si mesmo: o que me alimenta e rejuvenesce quando estou sozinho? Independentemente do que você escolher, coloque seu telefone de lado, aconselha Thomas.

ENFATIZE QUE NÃO É VOCÊ, SOU EU

Se você tem um parceiro, deixe claro que tirar um tempo sozinho não é uma forma de escapar do seu parceiro, diz Robert Coplan, psicólogo da Universidade Carleton em Ottawa.

"Você pode dizer: ‘Isso não tem absolutamente nada a ver com você —estou fazendo isso porque vai me tornar uma pessoa melhor, e eu serei mais fácil de conviver,’" afirma ele. Se você anseia por um tempo sozinho, mas não diz nada, acrescenta, seu relacionamento pode sofrer.

RECONHEÇA QUE VOCÊ NÃO PRECISA DEIXAR O CONVÍVIO SOCIAL

Você pode encontrar momentos de solidão em casa, diz Nguyen. Ela se levanta cedo, meia hora antes de sua família, para tomar café.

Se você não gosta de estar completamente sozinho, pode tentar a "solidão pública," em lugares como um parque ou cafeteria, afirma Nguyen. Se você estiver no trabalho, Coplan sugere o que ele chama de micro-momentos de solidão, como fazer uma pausa rápida para o almoço sozinho. Todos, afirma ele, devem praticar a solidão da maneira que melhor funciona para eles.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas