Siga a folha

Processo de Robinho na Itália será retomado em dezembro

Defesa tentará reverter condenação por violência sexual no Tribunal de Apelação de Milão

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Milão

Três anos após a condenação na primeira instância da Justiça italiana por estupro coletivo, Robinho terá seu processo retomado com o julgamento, em segunda instância, do recurso apresentado por sua defesa.

Segundo seu advogado, a audiência no Tribunal de Apelação de Milão está agendada para o dia 10 de dezembro.

"Será a primeira vez [do processo] nesse tribunal, mas não sei dizer se será a última, porque o juiz pode querer reabrir alguma questão ligada a provas, aprofundar alguma coisa, ouvir novamente alguma testemunha", disse à Folha o advogado Alexander Guttieres, que representa Robinho ao lado de Franco Moretti. Os dois escritórios, sediados em Roma, assumiram o caso depois da decisão de primeiro grau.

De acordo com Guttieres, o jogador não é obrigado a estar presente na audiência. "Ele é um homem livre, não tem nenhum mandado contra ele", disse. Robinho também não participou do primeiro julgamento, em 2017.

O caso voltou à tona nos últimos dias depois que seu retorno ao Santos foi anunciado, provocando indignação de torcedores e levantando o debate sobre a posição do clube, considerada contraditória após a participação em campanhas contra a violência contra a mulher.

Até o momento, Robinho não é considerado culpado, já que o processo ainda está tramitando na Justiça italiana, composta por três instâncias. Somente depois de percorrer essas três fases, a sentença pode ser considerada definitiva, com absolvição ou condenação –e, neste caso, com o início do cumprimento da pena.

"Depois da sentença de apelação, que pode ser de confirmação daquela de primeiro grau ou que pode revê-la completamente, pode acontecer o recurso ao Supremo Tribunal de Cassação. Quando a Cassação se pronuncia em via definitiva, a sentença não é mais contestável", explicou à Folha a juíza Mariolina Panasiti, que presidiu o primeiro julgamento do jogador. "Esse é o procedimento na Itália, são três graus."

Em novembro de 2017, o Tribunal de Milão julgou como procedente a acusação do Ministério Público italiano de que Robinho participou, com outros cinco homens, de violência sexual coletiva contra uma albanesa de 23 anos em uma discoteca de Milão. O episódio foi em janeiro de 2013, quando ele tinha 28 anos e jogava no Milan.

Robinho quando jogava no Milan, em setembro de 2013 - Olivier Morin - 28.set.13/AFP

Ainda segundo o Ministério Público, o grupo teria embebedado a jovem, que teria ficado inconsciente e sido levada para a chapelaria do estabelecimento, onde teria sido violentada múltiplas vezes.

A acusação foi baseada no depoimento da vítima e em conversas telefônicas interceptadas do grupo de amigos, com comentários jocosos sobre o ocorrido. Segundo trechos do veredicto, publicados pela imprensa italiana em fevereiro de 2018, "os réus riram várias vezes do ocorrido, demonstrando um desprezo absoluto pela condição da vítima, exposta a repetidas humilhações".

A defesa de Robinho, à época, afirmou que não existem provas de que a relação foi sem consentimento. No primeiro julgamento, ele e o amigo Ricardo Falco foram condenados a nove anos de prisão, além de pagamento de indenização de 60 mil euros –os outros foram considerados incontactáveis, e o processo foi suspenso para eles.

Caso a sentença final, na terceira instância, considere Robinho culpado, um novo processo terá início, dessa vez para decidir sobre o cumprimento da pena de prisão. A Constituição brasileira impede a extradição de brasileiros para países onde crimes tenham sido cometidos.

Mas, como Brasil e Itália mantêm acordo de cooperação penal, a prisão, após solicitação das autoridades italianas, pode ser cumprida no próprio país do réu, segundo a advogada criminalista Cecília Mello.

"A autoridade do país de cometimento do delito poderá solicitar às autoridades brasileiras a cooperação jurídica internacional para persecução criminal. Assim, a Itália poderá solicitar a persecução penal no Brasil", disse em entrevista ao UOL.

Nesta terça, os novos advogados de defesa de Robinho e a sua representante no Brasil, Marisa Alija Ramos, divulgaram uma nota para explicar a situação do jogador diante da Justiça italiana e reforçar que ele não é considerado culpado.

"A sentença do Tribunal de Milão pronunciada em 2017 não é definitiva, foi contestada e será reavaliada pelo Tribunal de Apelação", afirma o texto. Em outro trecho, diz que o jogador "nunca fugiu da Itália nem nunca tentou fazê-lo". E que, depois de ser interrogado na fase de investigação, não participou do julgamento de primeiro grau por estar na China.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas