Siga a folha

Descrição de chapéu Olimpíadas 2024 Judô

Francês Riner faz história no judô com terceiro ouro olímpico

Judoca francês alcança feito que ninguém havia conseguido antes na categoria +100 kg

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Paris | AFP

O judoca francês Teddy Riner fez história nesta sexta-feira (2) em Paris-2024 ao conquistar seu terceiro ouro olímpico individual, algo que ninguém havia conseguido antes na categoria +100 kg.

Com a conquista em sua terra natal, Riner se tornou, ainda, o maior medalhista olímpico do judô em número de ouros (três individuais e um por equipes). Ele ultrapassou o japonês Tadahiro Nomura, campeão nos Jogos de Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004, na categoria até 60 kg.

Riner ganhou o ouro individual em Londres-2012, Rio-2016 e agora. Na disputa por equipes mistas, faturou a medalha dourada em Tóquio-2020.

Cercado por um público dedicado no estádio Campo de Marte, em Paris, o judoca de 35 anos, 2,03 m e 140 kg venceu a final por ippon contra o sul-coreano Minjong Kim, atual campeão mundial da categoria.

Teddy Riner vibra após conquistar medalha de ouro em Paris - AFP

Pouco depois de terminar, em meio aos aplausos ensurdecedores do público, ele abraçou o astro do basquete francês Tony Parker, que estava na plateia, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Riner, bronze na prova individual em Tóquio há três anos, recupera o cume olímpico que conquistou anteriormente em simples em Londres-2012 e Rio-2016.

O francês afirma-se assim como uma das estrelas do seu país nestes Jogos, onde há uma semana teve a honra de acender a pira na cerimônia de abertura, juntamente com a atleta Marie-José Perec.

Em seu histórico, Riner também conta com a medalha de ouro da equipe olímpica (em Tóquio 2020), e também conta com 11 títulos de campeão mundial.

O francês é o judoca com mais medalhas na história dos Jogos, com seis medalhas ao todo: quatro de ouro e duas de bronze.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas