Siga a folha

Usinas de cana no Brasil têm dificuldade em manter operações, diz Itaú

Banco estima que 18 usinas não têm caixa para manter operações

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O banco de investimento Itaú BBA estima que 18 usinas de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil não estão gerando caixa suficiente para manter suas operações, disse nesta terça-feira (4) o chefe de negócios em agricultura do banco, Pedro Fernandes.

A instituição fez uma avaliação da situação financeira de 75 produtores de açúcar e etanol no centro-sul do Brasil, que representam uma capacidade total de processamento de 475 milhões de toneladas de cana.

O banco ainda estima que outras 22 empresas mal têm conseguido gerar recursos suficientes para cobrir serviços da dívida e para manter níveis adequados de renovação dos canaviais. 

A longa estiagem de 2018 ameaça a próxima colheita. Em algumas cidades paulistas, a seca se aproximou de 120 dias e pode resultar em uma redução na produção de cana-de-açúcar de até 40 milhões de toneladas na atual safra.

Enquanto na safra 2017/18, encerrada em março, a produção alcançou 596 milhões de toneladas de cana moídas pelas usinas, no período 2018/19 o montante pode ser de até 556 milhões.

Colheita em Sertãozinho, em São Paulo - Joel Silva/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas