Siga a folha

Ex-presidente da Volkswagen é acusado de falso testemunho no Dieselgate

Empresa reconheceu, na época, ter equipado 11 milhões de veículos para fazê-los parecer menos poluentes

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Frankfurt | AFP

O ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn, que liderou a gigante automobilística quando o escândalo Dieselgate veio à tona, foi acusado em Berlim por falso testemunho a uma comissão parlamentar de inquérito sobre o escândalo dos motores manipulados, informou a promotoria nesta quarta-feira(9).

O ex-executivo é acusado de ter "mentido propositalmente" aos deputados sobre o momento em que soube dos programas ilegais nos motores dos automóveis Volkswagen, segundo nota da promotoria.

Winterkorn e outros ex-executivos do grupo das 12 marcas devem ser julgados a partir de setembro em um macrojulgamento por "fraude em organização criminosa".

A Procuradoria de Berlim acusa Winterkorn de saber "desde maio de 2015" que os carros poderiam passar nos testes antipoluição. Mas ele explicou ao Parlamento que não sabia até setembro de 2015, pouco antes de estourar o escândalo.

O ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn - John Macdougall - 19.jan.17/AFP

A Volkswagen então reconheceu ter equipado 11 milhões de seus veículos a diesel com um programa para fazê-los parecer menos poluentes do que realmente eram.

A questão teria sido tratada em uma reunião em julho de 2015, disse a promotoria.

O Dieselgate, que gerou processos em vários países, já custou à Volkswagen 30 bilhões de euros (183,96 bilhões de reais), principalmente nos Estados Unidos, onde o grupo alemão se declarou culpado de fraude em 2017.

Winterkorn também tem que pagar uma quantia recorde de cerca de 11 milhões de euros (67,45 milhões de reais) para a empresa, que reivindica uma indenização.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas