Siga a folha

Imóveis novos vão ficar mais caros com alta de insumos, dizem construtoras

Efeitos da guerra na Ucrânia deveu aumentar ainda mais pressão de custos no setor

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Rodrigo Viga Gaier
Rio de Janeiro | Reuters

A próxima safra de lançamentos imobiliários no Brasil deve ter imóveis mais caros por conta da alta dos insumos e dos juros mais elevados, de acordo com o presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), José Carlos Martins.

O tamanho do aumento dos preços vai depender em parte da dinâmica do mercado, mas o setor já vinha sendo impactado nos últimos meses por preços mais altos matérias-primas sem um repasse integral aos compradores.

O INCC (Índice Nacional da Construção Civil), principal referência para o setor imobiliário no país, subiu 21,76% entre setembro de 2020 e o fim de 2021. No período, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Belém, o valor dos imóveis subiu abaixo desse patamar, entre 10% e 15% segundo a CBIC.

Tamanho do aumento dos preços vai depender em parte da dinâmica do mercado, mas o setor já vinha enfrentando dificuldades nos últimos meses - Eduardo Knapp - 13.mar.2021/Folhapress

Segundo Martins, os efeitos inflacionários da guerra na Ucrânia devem aumentar ainda mais a pressão de custos no setor.

O PIB da construção civil avançou no ano passado 9,7% após amargar uma perda de 6,3% em 2020. Entre 2014 e 2021, o setor sofreu um retração acumulada de 26%.

De acordo com especialistas do setor, os imóveis da atual safra que ainda estão à venda têm preços mais acessíveis por que não embutem essa pressão de preços.

"É inevitável (aumento de preços). É impossível ter alguém que absorva um aumento de custo de 20%", disse Martins.

O presidente do Sinduscon-RJ, Claudio Hermolin, reforçou que se o setor não conseguir repassar toda a pressão de custos, o ritmo dos lançamentos pode ser reduzido.

"Ninguém vai lançar algo que não consiga trazer rentabilidade", disse ele Hermolin.

A alta de custos tende a afetar principalmente as famílias mais pobres, que comprometem boa parte da renda na compra do imóvel, disse Martins. Para tentar minimizar os efeitos econômicos sobre esse nicho, o setor da construção tem pedido ao governo federal novas medidas de apoio no âmbito do programa Casa Verde Amarela.

"Esse é o público que teve maior efeito do aumento de preços dos imóveis. Dados da Caixa Econômica mostram que 70% dos mutuários, quase todos do Verde Amarela, usam 100% por cento da capacidade da renda (para pagar prestações)", alertou Martins.

"Em setembro passado, o governo fez um reajuste nos valores de subsídios, para famílias mais pobres. Nessa semana, o conselho curador da Caixa adotou nova rodada de subsídios.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas