Problema com macaco hidráulico na Boeing afeta a produção do novo Força Aérea Um
Avião de passageiros será convertido em uma "Casa Branca" voadora
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Os problemas de produção na fábrica da Boeing, que já afetaram o 737 MAX, 787 Dreamliner e 777X, também chegaram ao 747-8 que será o novo Força Aérea Um.
A USAF (Força Aérea Americana) encomendou, anos atrás, dois jatos Boeing 747-8i de passageiros para serem convertidos numa verdadeira "Casa Branca" voadora. Essas aeronaves, cuja entrega é esperada para antes da metade desta década, serão utilizadas pelo próximo presidente dos EUA e, sempre que ele estiver a bordo, será chamada de "Força Aérea Um" ou "Air Force One".
Atualmente, os dois jatos já estão construídos, já que eles iriam para a russa Transaero, que faliu e não os recebeu, tendo sido adquiridos pelo governo americano. No entanto, seu processo de adaptação para uso presidencial é ultra complexo e requer múltiplas etapas, que nem sempre podem acontecer como planejado.
Segundo a Reuters, um problema com "macacos" é a nova dor de cabeça da Boeing, que lidera o projeto junto aos demais fornecedores. Um dos dois jatos teria sido colocado sobre o equipamento, porém, o peso da aeronave excedeu o limite do equipamento, o que a fez ficar suspensa e gerou preocupação sobre possível dano no 747. Com isso, ele teve que ser inspecionado minuciosamente, gerando mais atrasos.
Como o assunto é sigiloso, não está claro como o problema foi solucionado e se algum dano foi encontrado, e nem quanto tempo de atraso ele gerou na produção, mas a Reuters apurou que uma negociação estaria em curso entre a Boeing e a USAF para definição de uma nova data de entrega.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters