Siga a folha

Descrição de chapéu internet tecnologia

Google anuncia demissão de 12 mil funcionários

Sundar Pichai disse em comunicado que empresa agora enfrenta realidade econômica diferente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Reuters

A Alphabet, dona do Google, anunciou nesta sexta-feira (20) que vai demitir cerca de 12 mil funcionários, juntando-se a outras empresas de tecnologia como Amazon, Meta e Microsoft que reduziram suas forças de trabalho recentemente.

A Alphabet reduz seu número de empregados no momento em que a empresa enfrenta uma ameaça à sua posição de longa data no topo do setor de tecnologia.

Durante anos, a companhia atraiu os melhores talentos para desenvolver o Google, o YouTube e outros produtos usados por bilhões de usuários. Agora, está travada na concorrência com a Microsoft em uma área florescente conhecida como inteligência artificial generativa.

Logo do Google - Andrew Kelly/Reuters

Os cortes na Alphabet ocorrem dois dias depois que a Microsoft disse que demitiria 10 mil funcionários.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse em um comunicado à equipe que a empresa reavaliou seus produtos, pessoas e prioridades, o que levou a cortes de empregos em diferentes regiões geográficas e produtos.

A força de trabalho se expandiu rapidamente visando tempos melhores, mas agora a empresa enfrenta "uma realidade econômica diferente".

"O fato de que essas mudanças impactarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui", disse Pichai.

As perdas de empregos da Alphabet afetam equipes em toda a empresa, incluindo recrutamento e algumas funções corporativas, bem como algumas equipes de engenharia e produtos. As demissões são globais e afetam a equipe dos EUA imediatamente.

Segundo o comunicado, a Alphabet já enviou um e-mail aos funcionários afetados. Em outros países, o processo levará mais tempo devido às leis e práticas trabalhistas locais.

A notícia vem durante um período de incerteza econômica, bem como promessa tecnológica. "Estou confiante na enorme oportunidade que temos diante de nós, graças à força de nossa missão, ao valor de nossos produtos e serviços e aos nossos primeiros investimentos em IA", disse Pichai.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas