Siga a folha

Descrição de chapéu forças armadas

Nove soldados dos EUA morrem em acidente com helicópteros do Exército

Militares faziam treinamento de rotina no Kentucky, perto da base militar de Fort Dale

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Washington | AFP e Reuters

Um acidente envolvendo dois helicópteros do Exército durante um treinamento de rotina no sudeste dos Estados Unidos provocou a morte de nove soldados na noite de quarta-feira (29), informou um porta-voz das Forças Armadas.

O desastre ocorreu quando as aeronaves sobrevoavam o condado de Trigg, no Kentucky, a noroeste de Fort Campbell —base militar localizada bem na divisa entre o estado e o Tenneesee que é uma das maiores do território americano.

Fumaça após acidente envolvendo helicópteros do Exército dos EUA no condado de Trigg, no Kentucky, nos EUA - WKDZ Radio - 29.mar.23/via Reuters

O brigadeiro John Lubas, vice-comandante de operações da divisão cujas tropas morreram no acidente, declarou que a causa do acidente ainda é desconhecida. A repórteres, ele afirmou que mesmo a notícia original de que os helicópteros tinham colidido um com o outro não é certa.

Uma equipe especializada em investigações de segurança aeronáutica parte de Fort Rucker, no Alabama, nesta quinta para examinar os computadores de bordo dos veículos, equivalentes às caixas-pretas de aeronaves comerciais.

O militar acrescentou que um dos helicópteros tinha cinco soldados e o outro, quatro, e todos usavam equipamento de visão noturna.

As aeronaves em questão eram do modelo HH-60, uma variação do Blackhawk criada para apoiar uma série de operações, incluindo ataques por via área e evacuações por razões médicas.

À frente da Secretaria do Exército no governo de Joe Biden, Christine Wormuth mencionou o episódio em uma audiência com o Comitê das Forças Armadas do Senado nesta quinta, afirmando que este era "um dia difícil" para a instituição.

O governador do Kentucky, Andy Beshear, viajou a Fort Campbell para "apoiar as tropas e suas famílias", segundo escreveu no Twitter. A área onde a base está localizada tinha céu limpo e pouco vento na noite do ocorrido, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Em 2018, um outro acidente de helicóptero durante um treinamento no local matou dois soldados.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas