Siga a folha

Imagem de satélite mostra detalhes da invasão de Israel na Faixa de Gaza

Exército israelense tem intensificado ofensiva terrestre com militares da infantaria e veículos blindados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Josh Holder Weiyi Cai Eleanor Lutz
The New York Times

Imagens de satélite feitas na manhã de 30 de outubro mostram a escala substancial de um dos principais avanços do Exército israelense sobre a Faixa de Gaza.

Na data —cerca de três semanas após a incursão do Hamas a Israel de 7 de outubro que deixou quase 1.400 mortos e levou o Estado judeu a declarar guerra contra o grupo terrorista—, centenas de veículos blindados militares de Tel Aviv avançaram quilômetros além da fronteira para áreas urbanas nos arredores da Cidade de Gaza.

As imagens, feitas pela Planet Labs, empresa de satélites comerciais, exibem uma força invasora significativa, na qual grupos de dezenas de blindados atravessam campos abertos e se reúnem em espaços urbanos.

Elas fornecem o retrato mais claro de até onde uma das principais linhas de invasão de Israel avançou em Gaza, além da destruição que ela causou. Vídeos divulgados anteriormente pelas IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) mostraram fileiras de tanques operando perto da área da fronteira.

Já nas fotografias, veículos israelenses são vistos até o bairro de Al Karama, ao norte da Cidade de Gaza. Prédios próximos às áreas registradas parecem ter sido gravemente danificados ou destruídos por ataques aéreos. Centenas de crateras deixadas por bombardeios também são visíveis.

A área fotografada pelos satélites é uma das três pelas quais os tanques israelenses passaram ao seguir em direção à Cidade de Gaza, a maior cidade do território. Fileiras de blindados foram vistas na estrada principal que atravessa Gaza de norte a sul, assim como no canto nordeste da faixa, em Beit Hanoun.

As terras agrícolas destruídas foram usadas para reunir os blindados. Marcas de tanques dão uma indicação de como os veículos se movem pela região. Mais ao sul, as imagens mostram uma série de prédios destruídos, crateras e veículos militares.

Desde que os registros foram feitos, Israel vem intensificando sua ação terrestre sobre o território palestino. Na quinta-feira (2), as IDF afirmaram que haviam completado o cerco sobre a Faixa de Gaza, e no último domingo (5), o Exército disse que a incursão terrestre havia conseguido dividir o território em dois, em meio a bombardeios "significativos".

Desde o início da guerra, há um mês, mais de 10 mil pessoas foram mortas em Gaza de acordo com o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas