Siga a folha

Descrição de chapéu Ucrânia Rússia

Míssil russo atinge supermercado na Ucrânia e deixa ao menos 14 mortos; veja vídeo

Ataque próximo à linha de frente da guerra também afetou agência dos correios; há vítimas sob os escombros, diz Zelenski

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Reuters

Um míssil russo atingiu um supermercado em Kostiantinivka, cidade na região do Donetsk, no leste da Ucrânia, nesta sexta-feira (9), matando pelo menos 14 pessoas e deixando outras 43 feridas, disseram autoridades de Kiev.

Bombeiros trabalham dentro de supermercado danificado por ataque militar russo em Kostiantinivka, região de Donetsk, na Ucrânia - via Reuters

A explosão a princípio causou um incêndio, mas o fogo logo foi contido, afirmou o ministro do Interior ucraniano, Igor Klimenko.

Imagens e vídeos postados pelas autoridades mostram um ambiente enevoado com o chão coberto por destroços. Ainda de acordo com Klimenko, o ataque também danificou residências, comércios e diversos automóveis.

"Terroristas russos atingiram um supermercado comum e uma agência de correios. Há pessoas sob os escombros", disse no X o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, acrescentando que os serviços de emergência continuavam a buscar sobreviventes.

A agência de correios era da Nova Poshta, maior empresa de correspondência privada do país. No X, ela afirmou que o posto que mantinha no interior do supermercado foi destruído, mas que nenhum de seus funcionários tinha morrido. Um deles sofreu uma concussão, no entanto, e segundo a Nova Poshta estava "recebendo toda a ajuda necessária".

Kostiantinivka fica a apenas 13 km da linha de frente dos combates no leste da Ucrânia. Partes da região de Donetsk sob controle de Kiev são regularmente alvos de ataques aéreos russos.

O governador do Donetsk, Vadim Filachkin, havia afirmado inicialmente que Moscou tinha usado artilharia para explodir o supermercado. Mais tarde, porém, corrigiu a informação, dizendo que o ataque foi provocado por um míssil Kh-38 ar-superfície, isto é, lançado de uma aeronave em direção à superfície terrestre ou marítima.

"Nenhuma situação no campo de batalha justifica mirar civis", afirmou o procurador-geral da Ucrânia, Andrii Kostin, no X ao atualizar o balanço de mortos do episódio. Moscou, que nega reiteradamente atirar em civis de propósito, não comentou o incidente.

Também nesta sexta (9), a Rússia declarou estado de emergência na região de Kursk, onde suas tropas vêm lutando contra forças ucranianas nos últimos dias. O Exército de Kiev não comentou a situação.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas