Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições nos EUA

Trump diz que Kamala recusou debater contra ele em setembro na FoxNews

Republicano faz afirmação durante discurso de Biden em convenção que vai oficializar Kamala como candidata democrata

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato do Partido Republicano para voltar à Casa Branca, usou sua plataforma, a Truth Social, para afirmar que Kamala Harris, sua adversária do Partido Democrata, teria informado que não vai participar do debate programado para 4 de setembro na emissora FoxNews.

"Não estou surpreso, pois sinto que ela sabe que é muito difícil, no mínimo, para ela defender seu histórico de mudar de opinião sobre absolutamente tudo em que ela já acreditou", escreveu Trump.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante evento de campanha em York, na Pensilvânia - 19.ago.24/Getty Images via AFP

A publicação foi feita enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, discursava durante a convenção nacional democrata, o evento em que o partido certificará oficialmente a candidatura de Kamala contra Trump nas eleições em novembro.

Não houve comunicado do Partido Democrata a respeito da afirmação de Trump sobre a suposta recusa de Kamala.

O republicano, porém, anunciou na mesma publicação que participará de outro evento na mesma data do debate previamente agendado —um "tele-town hall", em que o convidado, geralmente um político, responde a uma série de perguntas. Segundo o ex-presidente, esse evento acontecerá na emissora Fox, no mesmo dia 4 de setembro, na Pensilvânia, estado crucial para a disputa pela Casa Branca.

No início de agosto, Trump disse que aceitou a oferta para participar de um debate contra Kamala na emissora ABC News, no dia 10 de setembro —o evento o havia sido acordado entre as duas campanhas quando Biden ainda estava no páreo.

Na ocasião, Michael Tyler, diretor de comunicação da campanha democrata, afirmou que Trump alterou a data e o local do debate antes acordados deliberadamente, sem o aval da equipe adversária.

Embora as bandeiras de cada candidato já sejam bem conhecidas pelo eleitorado americano, os debates têm o potencial de impactar a corrida. O primeiro e único debate deste ciclo eleitoral entre Biden, 81, e Trump, 78, realizado em junho pela CNN, gerou novas camadas de pressão sobre o então candidato democrata depois que ele teve um desempenho considerado desastroso atribuído à sua idade avançada.

Embora tenha resistido por semanas, o atual presidente enfim desistiu da candidatura e abriu espaço para Kamala concorrer representando os democratas.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas