Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos aos governos dos estados nas eleições

Candidaturas foram formalizadas nas convenções partidárias, ocorridas até 5 de agosto

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Salvador

Com o fim da janela partidária e do prazo para filiações de quem vai concorrer nas eleições de outubro, os partidos brasileiros lançaram 223 candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

Neste pleito, 30 partidos possuem candidatos próprios. Entre as siglas que mais lançaram candidaturas estão o PL do presidente Jair Bolsonaro, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a União Brasil, partido que surgiu a partir da fusão de DEM e PSL.

Servidores da Justiça Eleitoral ajustam as urnas na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo - Zanone Fraissat-14.set.20/Folhapress

PSOL, PSTU e PCO são as siglas que mais lançaram postulantes, em chapas "puro-sangue" ou isoladas. Na sequência, PSD, PSDB, PSB, MDB e PDT estão entre as legendas entre as que mais terão candidaturas próprias nos estados.

Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco são as unidades da federação com maior número de candidatos, indicando um afunilamento após as convenções partidárias, o avanço das alianças e o registro das candidaturas.

As candidaturas foram formalizadas em 5 de agosto, durante as convenções partidárias. Após isso, os partidos registraram seus candidatos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até a última segunda-feira (15). Agora, os registros serão avaliados pela corte. A campanha eleitoral iniciou oficialmente na última terça-feira (16).

Nas estatísticas de postulantes à reeleição estão 20 governadores, a maioria do União Brasil, PSB e MDB, que concorrem, juntos, a 10 unidades da federação. Alguns dos candidatos destes partidos são Ronaldo Caiado, em Goiás, Ibaneis Rocha, no Distrito Federal, e Renato Casagrande, no Espírito Santo.

O primeiro turno do pleito acontecerá em 2 de outubro. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Saiba quem são os candidatos a governador nos estados:

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas