Siga a folha

Descrição de chapéu transição de governo

Indígenas bolsonaristas levam ato antidemocrático para aeroporto de Brasília e ocupam embarque

Grupo do povo Kayapó entrou na área de embarque e se manifestou contra a posse do próximo presidente

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

Indígenas com faixas bolsonaristas foram ao aeroporto de Brasília nesta sexta-feira (2) em manifestação contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vídeo que circula na internet mostra um grupo com algumas dezenas pessoas com faixas e cartazes em verde e amarelo, frases contra a censura e entoando gritos de "Lula, ladrão".

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva em Brasília - Evaristo Sa/AFP

Segundo líderes indígenas ouvidos pela reportagem sob condição de anonimato, os manifestantes são do povo Kayapó, que em parte é defensor do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas.

Nos cartazes, havia frases que dizem "não vão nos calar", "o Brasil pede socorro" e críticas à imprensa, inclusive em inglês. Eles protestaram ainda contra a diplomação dos políticos eleitos e cantavam que Lula "não sobe a rampa", em referência ao ato de posse do presidente, marcado para o dia 1º de janeiro.

O grupo se concentrou no estacionamento do local, mas depois ocupou a área de embarque e desembarque do aeroporto, se concentrando em frente aos portões que dão acesso às aeronaves.

Antes, em novembro, indígenas já haviam participado de atos bolsonaristas e antidemocráticos em Brasília.

Na ocasião, no entanto, eles eram do povo Paresí, que se concentra em Mato Grosso, estado fortemente bolsonarista. Integrantes da etnia também participaram de atos antidemocráticos no estado.

Os Paresí organizam, por exemplo, o Grupo dos Agricultores Indígenas, que reúne comunidades que plantam commodities agrícolas em larga escala.

Eles já foram, inclusive, recebidos pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Xavier, e também elogiados por Bolsonaro, que incentiva a prática agrícola por parte dos povos.

Outro nome do bolsonarismo e do negacionismo climático que é próximo dos Paresí é Nabhn Garcia, secretário de Assuntos Fundiários e um dos mais principais nomes do ruralismo no governo.

Garcia, inclusive, foi quem indicou Xavier para o cargo da Funai e os dois são próximos desde a época em que o atual presidente do órgão indigenista, que é policial, atuava em Mato Grosso.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas