Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2024

Termina nesta quarta prazo para emitir título de eleitor; veja como tirar o documento

Solicitação é gratuita e deve ser feita presencialmente; maiores de 18 anos precisam alistar-se

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O título de eleitor é o documento básico para a participação nas eleições. Neste ano, com as eleições municipais à frente, os eleitores com 16 e 17 anos podem escolher se alistar, e os com 18 anos ou mais precisam emitir o título.

O prazo para a emissão termina nesta quarta-feira (8), e o processo deve ser feito presencialmente em um cartório eleitoral na região de votação.

Título de eleitor, documento utilizado pelo cidadão brasileiro para poder participar das eleições - Divulgação - 9.set.22/Tribunal Superior Eleitoral

Veja o passo a passo de como emitir o título de eleitor para votar nas eleições de 2024:

Presença no cartório eleitoral

Esta quarta é o último dia para atendimento e emissão do título de eleitor e regularização de pendências. A maioria dos cartórios eleitorais pelos estados do Brasil deverão atender em horário estendido, visando suprir a demanda de eleitores na última hora.

No local, será tirada uma foto sua e coletada a biometria. O documento é emitido na hora, e também é possível usá-lo no e-Título. Leve os seguintes documentos para o cartório ou seção eleitoral mais próxima de sua casa:

  • Documento de identificação com foto (preferencialmente o RG ou carteira de identidade nacional; segundo o TSE, CNH não deve ser usada isoladamente para identificação)
  • Comprovante de residência (são possíveis conta de luz, água, fatura do cartão de até três meses)
  • Certificado de quitação militar em caso de homens com mais de 19 anos (menores de 18 anos não precisam apresentar o documento)

Adolescentes de 15 anos podem tirar título

Eleitores com 15 anos podem tirar o título se fizerem o aniversário de 16 anos antes do primeiro turno das eleições. Os passos são os mesmos, e para o caso dos homens, não é necessário enviar o certificado de quitação militar —o alistamento militar só ocorre quando se completa 18 anos.

Ausência/Multa

Quem deixou de votar na eleição passada sem justificativa, deve emitir uma guia de multa para pagamento (procure o TRE de seu estado/aqui o link para o TRE-SP). Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral pode ter uma série de restrições, como ficar impedido de tirar CPF e passaporte.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas