Folha reforça combate à desinformação com o projeto Checamos
Verificação de conteúdos duvidosos nas redes sociais será feita em parceria com a Philip Morris Brasil
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O combate à desinformação realizado pela Folha ganha força com o lançamento, nesta quinta-feira (25), do projeto Checamos. O objetivo é verificar conteúdos potencialmente falsos que estão viralizando nas redes sociais e aplicativos de mensagem para levar a informação correta ao leitor.
O projeto abordará diversos temas, de cultura a política, e verificará conteúdos em diferentes formatos, como texto, foto e vídeo. O patrocínio é da Philip Morris Brasil. O lançamento ocorre em meio ao crescimento do uso da inteligência artificial, que potencializa a criação de publicações falsas, e em ano eleitoral, onde mentiras proliferam para atacar candidatos de todos os lados e desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. Vídeos com a hashtag "#fraudenasurnas" foram visualizados mais de 7,7 milhões vezes no TikTok apenas em outubro de 2022, período eleitoral.
"Combater a desinformação é atividade precípua do jornalismo; combatê-la em tempos do acelerador de partículas de fake news que são as redes sociais torna-se imperativo", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação.
As verificações do projeto Checamos ficarão abrigadas na seção Folha Informações, onde são publicadas as checagens feitas pela Folha. Se você receber um conteúdo sobre o qual fique em dúvida, pode enviá-lo para que seja verificado pelo WhatsApp 11 99581-6340 ou pelo email folha.informacoes@grupofolha.com.br.
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters