Siga a folha

Descrição de chapéu Eleições 2024 Datafolha

Datafolha: Boulos, Marçal e Datena são os mais rejeitados em SP

Taxa de conhecimento do influenciador cresce, assim como quem diz não votar nele

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O novo colíder da disputa pela Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), também divide a ponta no campeonato de rejeição aos candidatos na capital. Dizem não votar no influenciador 34%, ante 37% que não apoiariam de forma alguma Guilherme Boulos (PSOL) e outros 32% que rejeitam José Luiz Datena (PSDB).

É o que aferiu nesta terça (20) e quarta (21) o Datafolha, em levantamento com margem de erro de três pontos percentuais. Na rodada anterior, há duas semanas, o instituto havia verificado a mesma trinca na liderança: Marçal tinha 30%, Datena, 31% e Boulos, 35% de taxa de rejeição.

Na montagem, Boulos, Marçal e Datena - Folhapress

Desde que São Paulo passou a ter eleições para prefeito após a ditadura, em 1985, ninguém foi eleito com tal rejeição —exceção feita a Paulo Maluf, que passou o bastão ao protegido Celso Pitta quando não havia o instituto da reeleição, no pleito de 1996.

A piora veio na esteira de sua intensa exposição na campanha, em debates e sabatinas nas quais vendeu uma imagem de agressividade extrema ante os adversários. Se isso pode ter rendido intenção de voto a ele, veio a um preço.

Além disso, o escrutínio acerca de seu desconhecido passado, que conta com uma condenação que prescreveu e negócios suspeitos, além de denúncias de envolvimento de seus aliados com o crime organizado, não parecem ter colaborado muito.

Marçal também ficou mais conhecido: 67% dizem saber quem ele é, ante 62% há duas semanas. Datena segue sendo o mais familiar dos candidatos, fruto de suas décadas na TV, com 98% de citações. Boulos é lembrado por 84% e o prefeito Ricardo Nunes (MDB), por 85%.

O emedebista mantém sua rejeição em um nível mais confortável, 25% (eram 24%), numa das poucas boas notícias dessa rodada para sua campanha.

É nível semelhante de deputada Tabata Amaral (PSB), em quem 18% afirmam que nunca votariam. Ela ainda tem relativo baixo conhecimento, tendo passado de 58% para 61%. Já Marina Helena (Novo) é conhecida por 40% e rejeitada por 14%.

O Datafolha ouviu 1.204 pessoas nesta pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo. Seu número no Tribunal Superior Eleitoral é SP-08344/2024.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas