Siga a folha

Descrição de chapéu 5g tecnologia internet

5G chega a Fortaleza, Natal e Recife na segunda

Anatel liberou a ativação da rede nas três capitais nesta quinta (1º)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São José do Rio Preto

Fortaleza, Natal e Recife recebem o 5G de 3,5 GHz na seg,unda-feira (5) após liberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A decisão foi tomada pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência), que se reuniu nesta quinta-feira (1º).

Após a liberação, o país terá 15 capitais com a tecnologia. O 5G já está disponível em Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Goiânia e Salvador, Rio de Janeiro, Florianópolis, Vitória e Palmas.

A partir de segunda (5), o país terá 15 capitais com a tecnologia 5G - Divulgação/Reuters

A meta definida pela Anatel para as operadoras é de uma antena de 5G a cada 100 mil habitantes. Em Fortaleza, as operadoras solicitaram o licenciamento em 102 estações. No Recife, 63. Em Natal, 33.

O cronograma do 5G no Brasil sofreu atrasos devido à falta de equipamentos vindos da China. Os equipamentos importados são filtros que evitam interferências.

No dia 18 de agosto, o Conselho Diretor da Anatel aprovou o adiamento para a liberação da tecnologia nas demais capitais brasileiras. Agora, o novo prazo é 28 de outubro.

Moradores das cidades que estão recebendo a tecnologia e que assistem TV pela antena parabólica precisam adaptar o equipamento para evitar possíveis interferências.

Famílias inscritas no CadÚnico em programas sociais do governo federal que recebem sinal da TV por parabólica podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas