Siga a folha

Descrição de chapéu tecnologia

Adobe adiciona recursos de IA generativa ao Photoshop

Recurso consegue usar foto de uma flor para transformá-la em um campo de flores com uma serra atrás

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Stephen Nellis
Reuters

A Adobe informou nesta terça-feira (23) que está adicionando tecnologia de inteligência artificial para gerar imagens no Photoshop, seu principal software de edição.

A empresa disse que a novidade é o início de um grande esforço para adicionar as novas tecnologias ao seu conjunto de programas voltados para profissionais criativos.

Embora programas como o Dall-E, da OpenAI, tenham capturado a imaginação do público ao transformar ordens de usuários de textos em imagens, ainda não foram amplamente utilizados por grandes corporações devido a questões legais em torno dos dados usados para desenvolver os sistemas.

Logotipo do Photoshop, da Adobe - Manaure Quintero/Reuters

A Adobe procurou abordar essas preocupações com um sistema de tecnologia central que chama de Firefly, que foi criado especificamente com dados de imagem de uso legal e que, segundo a Adobe, pode ser usado em ambientes comerciais.

A empresa está testando o sistema há cerca de seis semanas em um site independente e na terça-feira disse que adicionará recursos baseados nele ao Photoshop, talvez o produto mais conhecido da empresa.

Um novo recurso será chamado de "Preenchimento generativo" e permitirá aos usuários estender uma imagem original que foi cortada muito próxima do conteúdo gerado por computador ou adicionar recursos com base em uma descrição de texto.

O recurso pode, por exemplo, tirar uma foto de uma única flor e transformá-la em um campo de flores com uma serra atrás.

Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe, disse que a intenção da ferramenta não é substituir os artistas gráficos, mas agilizar a criação de novas imagens a partir de várias ideias. No passado, eles gastavam horas valiosas pesquisando arquivos de fotos e juntando pedaços de imagens existentes à mão.

"Isso acelera drasticamente o trabalho de produção", disse Greenfield.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas