[an error occurred while processing this directive]

Siga a folha

Descrição de chapéu

Vídeo: Como influenciadores impactam eleição na Índia

Microinfluenciadores podem fazer a diferença nas urnas; partidos políticos estão de olho

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Deutsche Welle

Influenciadores podem influenciar os resultados das eleições? O influenciador Sharvan Patel produz vídeos para o Partido do Congresso Nacional da Índia, que é a principal legenda de oposição ao partido governista BJP.

"As eleições estão chegando e, como influenciadores, temos poder suficiente para causar um grande impacto se fizermos campanha a favor ou contra alguém. Isso se dá porque influenciadores estão conectados com as pessoas e representam as bases", conta Patel.

Nas regiões mais remotas da Índia, jovens e idosos passam horas a fio nas mídias sociais, o que influencia suas intenções de voto. Com mais de 400 mil seguidores, Patel cobra cerca de 200 dólares por postagem, que pode ser um bate-papo ou um reel.

Os chamados "microinfluenciadores" buscam conquistar eleitores – e não apenas nas áreas rurais. Com apenas um smartphone nas mãos, criadores de conteúdo como Sharvan Patel terão um papel crucial nas eleições de 2024 da Índia.

O líder do partido do Congresso Nacional Indiano, Rahul Gandhi, e Priyanka Gandhi Vadra acenam durante um desfile de campanha antes das eleições para a Assembleia estadual de Telangana, em Hyderabad - Noah Seelam - 28.nov.23/AFP

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas