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Regras de conduta e práticas editoriais na Folha

  • Missão e compromisso

    • Neste documento a Folha atualiza compromissos em uma era de mudança de hábitos dos leitores. Destaca a relevância do jornalismo profissional para manter nítida a distinção entre notícia e falsidade. Acesse aqui.

  • Princípios editoriais

    • Sob o pressuposto de que a difusão de informações confiáveis e opiniões qualificadas estimula o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento das ideias e da sociedade, a Folha declara compromisso com 12 princípios e com o consumidor de notícias. Acesse aqui.

  • Manual de conduta

    • O maior patrimônio do jornalismo é a credibilidade. Um patrimônio construído não só pela aplicação rigorosa da boa técnica, mas também pela atuação  íntegra, na essência e na aparência, de cada um de seus profissionais. Conquistar a confiança do leitor constitui tarefa árdua; perdê-la é fácil. Regras acerca de conduta, atuação profissional, relação com as fontes, conflito de interesses, militância, presentes e privilégios, redes sociais e atividades fora da Folha constam no Manual de Redação. Acesse aqui.

  • Autores e créditos

    • Como regra, textos publicados pela Folha levam assinatura, com nome do repórter, origem ou identificação da agência e jornal parceiros. São exceção os editoriais, que expressam a opinião do jornal, e reportagens que o próprio jornalista decida não assinar, seja por querer proteger uma fonte ou a si mesmo, seja por não ter havido apuração própria. 

  • Fontes anônimas

    • O sigilo da fonte é garantido pelo artigo 5º, inciso XIV, da Constituição, mas a responsabilidade judicial sobre uma informação anônima é de quem a publica. A Folha admite a quebra do anonimato em casos extremos, como a transmissão deliberada de informação falsa por parte da fonte ou o descumprimento de acordo cujo resultado comprometa a imagem do jornalista ou do jornal. A decisão é tomada pelo profissional em conjunto com a Direção de Redação. Acesse aqui a política de relação com fontes.

  • Tipos de texto

    • A Folha mantém um quadro amplo de colunistas e blogueiros, composto de representantes de diversas tendências de opinião. A separação visual das colunas e blogs e dos textos noticiosos e editoriais é clara. As notícias, porém, também podem aprofundar uma análise ou trazer uma crítica, por exemplo. Nesse sentido, são etiquetadas, acima dos títulos, da seguinte forma:

      ANÁLISE: Contextualiza um acontecimento e aprofunda a compreensão de seus diversos ângulos

      CRÍTICA: Expressa juízo de valor sobre a obra cultural comentada e destaca seus elementos positivos e negativos

      EDITORIAL: Texto não assinado que expressa a opinião da Folha

      HUMOR: Texto cômico, geralmente sobre um tema da atualidade

      OPINIÃO: Expressa a opinião do autor do texto

  • Conteúdo patrocinado

    • O conteúdo patrocinado, também conhecido como 'branded content' ou publicidade nativa, é produzido pelo Estúdio Folha, núcleo de negócios independente da Redação, que se reporta à superintendência da empresa. É produzido sob medida para marcas, em diferentes plataformas e formatos, com características gráficas diferentes das da Folha. Todo o conteúdo, identificado com a assinatura do Estúdio Folha e o nome da marca, é considerado material publicitário e publicado no site estudio.folha.uol.com.br

  • Erratas

    • Folha retifica com presteza e sem eufemismos os erros constatados. O leitor pode fazer uma comunicação de erro ao clicar no botão ERRAMOS que aparece ao final de cada texto no site e preencher o formulário. A mensagem será enviada à Redação para análise e correção. Acesse aqui.

  • Relação com o leitor

    • O leitor é o principal interlocutor do jornalista e quem sustenta o jornal. Dispõe de tempo cada vez mais escasso e disputado por fontes informativas abundantes. Para assegurar sua fidelidade, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, esforçar-se para que ele o receba e manter com ele comunicação atenciosa. Acesse aqui.

  • Canais de comunicação

    • Cada canal é focado em um tema diferente. Por eles é possível enviar sugestões de pauta, fazer denúncias e apontar erros em nossos textos, além de se comunicar com a ombudsman do jornal e demais editorias, entre outros. Acesse todos aqui.

  • Sobre a Folha

    • Fundada em 1921, a Folha é, desde a década de 80, o jornal mais vendido do país entre os diários nacionais de interesse geral. O crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Acesse aqui.

       

  • Expediente

    • Presidente: Luiz Frias
      Diretor de Redação: Sérgio Dávila
      Superintendentes: Antonio Manuel Teixeira Mendes e Judith Brito

      Acesse completo aqui.

  • Política de diversidade

    • Folha reconhece a importância de desenvolver um ambiente plural não só em sua Redação mas na empresa como um todo. Sabe que a diversidade nos mais variados aspectos aumenta a quantidade de pontos de vista que o jornalismo é capaz de oferecer a seus leitores. Acesse aqui.

  • Política de privacidade

    • O documento trata da política de privacidade para regular o tratamento e a proteção dos dados pessoais de leitores e usuários dos sites e aplicativos da Empresa Folha da Manhã S.A. A Folha tem o compromisso em melhorar continuamente os controles de atualização, gerenciamento, exportação e exclusão de seus dados pessoais, evoluindo seus sistemas em conformidade com os regulamentos de proteção de dados vigentes que possam atingir seu universo de leitores. Acesse aqui.

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