Regras de conduta e práticas editoriais na Folha
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Missão e compromisso
Neste documento a Folha atualiza compromissos em uma era de mudança de hábitos dos leitores. Destaca a relevância do jornalismo profissional para manter nítida a distinção entre notícia e falsidade. Acesse aqui.
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Princípios editoriais
Sob o pressuposto de que a difusão de informações confiáveis e opiniões qualificadas estimula o exercício da cidadania e contribui para o desenvolvimento das ideias e da sociedade, a Folha declara compromisso com 12 princípios e com o consumidor de notícias. Acesse aqui.
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Manual de conduta
O maior patrimônio do jornalismo é a credibilidade. Um patrimônio construído não só pela aplicação rigorosa da boa técnica, mas também pela atuação íntegra, na essência e na aparência, de cada um de seus profissionais. Conquistar a confiança do leitor constitui tarefa árdua; perdê-la é fácil. Regras acerca de conduta, atuação profissional, relação com as fontes, conflito de interesses, militância, presentes e privilégios, redes sociais e atividades fora da Folha constam no Manual de Redação. Acesse aqui.
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Autores e créditos
Como regra, textos publicados pela Folha levam assinatura, com nome do repórter, origem ou identificação da agência e jornal parceiros. São exceção os editoriais, que expressam a opinião do jornal, e reportagens que o próprio jornalista decida não assinar, seja por querer proteger uma fonte ou a si mesmo, seja por não ter havido apuração própria.
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Fontes anônimas
O sigilo da fonte é garantido pelo artigo 5º, inciso XIV, da Constituição, mas a responsabilidade judicial sobre uma informação anônima é de quem a publica. A Folha admite a quebra do anonimato em casos extremos, como a transmissão deliberada de informação falsa por parte da fonte ou o descumprimento de acordo cujo resultado comprometa a imagem do jornalista ou do jornal. A decisão é tomada pelo profissional em conjunto com a Direção de Redação. Acesse aqui a política de relação com fontes.
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Tipos de texto
A Folha mantém um quadro amplo de colunistas e blogueiros, composto de representantes de diversas tendências de opinião. A separação visual das colunas e blogs e dos textos noticiosos e editoriais é clara. As notícias, porém, também podem aprofundar uma análise ou trazer uma crítica, por exemplo. Nesse sentido, são etiquetadas, acima dos títulos, da seguinte forma:
ANÁLISE: Contextualiza um acontecimento e aprofunda a compreensão de seus diversos ângulos
CRÍTICA: Expressa juízo de valor sobre a obra cultural comentada e destaca seus elementos positivos e negativos
EDITORIAL: Texto não assinado que expressa a opinião da Folha
HUMOR: Texto cômico, geralmente sobre um tema da atualidade
OPINIÃO: Expressa a opinião do autor. Texto destaca suas próprias crenças, preferências pessoais e conclusões.
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Conteúdo patrocinado
O conteúdo patrocinado, também conhecido como 'branded content' ou publicidade nativa, é produzido pelo Estúdio Folha, núcleo de negócios indepedente da Redação, que se reporta à superintedência da empresa. É produzido sob medida para marcas, em diferentes plataformas e formatos, com características gráficas diferentes das da Folha. Todo o conteúdo, identificado com a assinatura do Estúdio Folha e o nome da marca, é considerado material publicitário e publicado no site estudio.folha.uol.com.br.
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Erratas
A Folha retifica com presteza e sem eufemismos os erros constatados. O leitor pode fazer uma comunicação de erro ao clicar no botão ERRAMOS que aparece ao final de cada texto no site e preencher o formulário. A mensagem será enviada à Redação para análise e correção. Acesse aqui.
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Relação com o leitor
O leitor é o principal interlocutor do jornalista e quem sustenta o jornal. Dispõe de tempo cada vez mais escasso e disputado por fontes informativas abundantes. Para assegurar sua fidelidade, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, esforçar-se para que ele o receba e manter com ele comunicação atenciosa. Acesse aqui.
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Canais de comunicação
Cada canal é focado em um tema diferente. Por eles é possível enviar sugestões de pauta, fazer denúncias e apontar erros em nossos textos, além de se comunicar com a ombudsman do jornal e demais editorias, entre outros. Acesse todos aqui.
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Sobre a Folha
Fundada em 1921, a Folha é, desde a década de 80, o jornal mais vendido do país entre os diários nacionais de interesse geral. O crescimento foi calcado nos princípios editoriais do Projeto Folha: pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência. Acesse aqui.
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Expediente
Publisher: Luiz Frias
Diretor de Redação: Sérgio Dávila
Superintendentes: Carlos Ponce de Leon e Judith Brito -
Financiamento e subsídios
A Folha é comprometida com a transparência em sua fontes de financiamento. Assim, indica que em 2019 as verbas governamentais e de empresas estatais alocadas em publicidade, anúncios e patrocínios responderam por 2% da receita total da empresa.
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Política de diversidade
A Folha reconhece a importância de desenvolver um ambiente plural não só em sua Redação mas na empresa como um todo. Sabe que a diversidade nos mais variados aspectos aumenta a quantidade de pontos de vista que o jornalismo é capaz de oferecer a seus leitores. Acesse aqui.
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Política de privacidade
O documento trata da política de privacidade para regular o tratamento e a proteção dos dados pessoais de leitores e usuários dos sites e aplicativosa da Empresa Folha da Manhã S.A. A Folha tem o compromisso em melhorar continuamente os controles de atualização, gerenciamento, exportação e exclusão de seus dados pessoais, evoluindo seus sistemas em conformidade com os regulamentos de proteção de dados vigentes que possam atingir seu universo de leitores. Acesse aqui.
The Trust Project
As informações aqui listadas integram o compromisso da Folha com um jornalismo plural, apartidário, crítico e independente. As práticas do Projeto Editorial da Folha atendem às diretrizes do Credibilidade, capítulo brasileiro The Trust Project, que visa "permitir que o jornalismo cumpra seu papel prioritário: servir a sociedade produzindo uma narrativa verdadeira, inteligente e completa sobre ideias e eventos".
