Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

Prêmio Folha

BUSCAR POR:

Grande Prêmio

Voltar para o Índice
FolhapressTitulo

2017

"Um Mundo de Muros - As barreiras que nos dividem"

  • Autores: Patricia Campos Mello e Lalo de Almeida
  • Data: 26 de Junho de 2017
  • Editoria: Mundo/Folha de S.Paulo

Série de sete reportagens em quatro continentes expôs em suas muitas nuances um paradoxo do mundo mais interconectado: as cada vez mais numerosas barreiras físicas criadas para contornar problemas como miséria, terrorismo, desemprego e guerra, e os efeitos sobre as pessoas que convivem com elas. Alcançou alto padrão em todos os seus aspectos e plataformas de publicação.

Leia mais

2016

"Odebrecht fez obra em sítio ligado a Lula, diz fornecedora"

Furo obtido a partir de apuração paciente, longa e cuidadosa, a reportagem revelou que a Odebrecht atuou em reformas do sítio frequentado por Lula em Atibaia. A descoberta foi uma contribuição às investigações da Lava Jato, que convocou para depor os personagens encontrados pelo jornal.

Leia mais

2015

"Boyhood Bolsa Família"

  • Autores: Fernando Canzian, André Felipe, Mario Kanno e Lucas Zimerman
  • Data: 12 de Julho de 2015
  • Editoria: Poder

Reportagem usou gancho pop (o filme que concorreu ao Oscar _"Boyhood - Da Infância à Juventude") para atualizar o acompanhamento, feito há uma década, de duas famílias beneficiárias do Bolsa Família em Pernambuco. Com um minidocumentário de 18 minutos, fotos e artes, mostra a extrema necessidade e a dependência de pessoas de baixíssima renda e conclui que a atual crise econômica está fechando a porta de saída do assistencialismo.

Leia mais

2014

"Barbárie em Pedrinhas"

  • Autores: Eduardo Scolese, Juliana Coissi e Marlene Bergamo
  • Data: 07 de Janeiro de 2014
  • Editoria: Cotidiano

Série de reportagem começou com um furo importante -a divulgação do vídeo da execução de presos feito pelos próprios companheiros durante uma rebelião no presídio- e continuou com notícias e imagens inéditas nos dias que se seguiram à divulgação.

Leia mais

Editoria de Arte/FolhapressTitulo

2013

"A batalha de Belo Monte"

  • Autores: Marcelo Leite, Mário Kanno, Douglas Lambert e Lalo de Almeida
  • Data: 15 de Dezembro de 2013
  • Editoria: Folha de S.Paulo

Dossiê sobre a construção da terceira maior usina hidrelétrica do mundo, lançado no dia 15 de dezembro em três plataformas (jornal impresso, internet e "TV Folha"), inaugurou a série "Tudo Sobre", que ganhará mais quatro produtos em 2014. O especial, que inclui vídeos, fotos e gráficos dinâmicos, exigiu dez meses de trabalho dos jornalistas Marcelo Leite, Mário Kanno, Douglas Lambert e Lalo de Almeida.

Leia mais

2012

"Questões de Ordem (Julgamento do Mensalão)"

A coluna "Questões de Ordem", de autoria de Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, foi a vencedora do Grande Prêmio Folha de Jornalismo 2012. Seus artigos foram publicados entre os meses de agosto e setembro, no caderno Poder, durante o julgamento do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais

2011

"O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci"

  • Autores: Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Cátia Seabra
  • Data: 15 de Maio de 2011
  • Editoria: Poder/Folha de S.Paulo

A série "O patrimônio e as consultorias que derrubaram Palocci", de 15 de junho a 8 de julho, revelou que o titular da Casa Civil montou empresa de consultoria e ficou milionário quando atuou como deputado federal e coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Andreza Matais, José Ernesto Credendio e Cátia Seabra também ganharam o Prêmio Esso.

Leia mais

2010

"Erenice usou estrutura do governo para beneficiar família e empresas"

  • Autores: Andreza Matais, Rubens Valente, Fernanda Odilla e Filipe Coutinho
  • Data: 16 de Setembro de 2010
  • Editoria: Eleições 2010/Folha de S.Paulo

Andreza Matais, Rubens Valente, Fernanda Odilla e Filipe Coutinho mostraram que Erenice Guerra, então ministra da Casa Civil, usou a estrutura do governo para beneficiar a empresa Capital Consultoria, de seu filho Saulo Guerra.

Leia mais

2009

"A fronteira da guerra"

Igor Gielow, correspondente de guerra no Paquistão e no Afeganistão em 2009, foi o vencedor do Grande Prêmio Folha de Jornalismo 2009. Gielow percorreu os campos de refugiados e as cidades do front paquistanês, de onde relatou a morte do principal comandante do Taleban no país, Baitullah Mehsud, responsável pelo atentado que matou a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, em 2007.

Leia mais

2008

"Série DNA Paulistano"

  • Autores: Mariana Barros, Evandro Spinelli, Laura Salaberry e Samy Charanek
  • Data: 03 de Agosto de 2008
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

A série "DNA Paulistano" examinou criticamente os 96 distritos da capital, revelando o perfil dos moradores de São Paulo e o que eles pensam das carências e virtudes de cada local. A série consumiu sete meses de trabalho entre a realização da primeira pesquisa do Datafolha, em 23 de fevereiro de 2008, e a publicação do último caderno especial, em 28 de setembro.

Leia mais

2007

"O preço de um vestido"

O repórter-fotográfico Antônio Gaudério ganhou o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2007 por revelar as condições degradantes em que vivem os bolivianos aliciados para trabalhar em confecções paulistas. Levando um telefone celular com câmera fotográfica, Gaudério chegou à Bolívia em 16 de novembro de 2007 e, fazendo-se passar por um dos milhares de migrantes ilegais que viajam ao Brasil para fugir da miséria, regressou a São Paulo para trabalhar 17 horas por dia costurando peças de roupa em troca de casa e comida.

Leia mais

2006

"Caos penitenciário"

  • Autores: Laura Capriglione e Marlene Bergamo
  • Data: 06 de Julho de 2006
  • Editoria: Cotidiano/Folha de S.Paulo

Um retrato do sistema penitenciário de São Paulo, representado pela superlotação e pelas condições desumanas enfrentadas pelos presos do Centro de Detenção Provisória de Araraquara, rendeu às jornalistas Laura Capriglione e Marlene Bergamo o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2006. O título "Preso içado pelo teto expõe caos em prisão", publicado em 6 de julho daquele ano, foi apenas um dos exemplos da situação mostrada pelas jornalistas.

Leia mais

2005

"Escândalo do Mensalão"

As duas entrevistas com o então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), que tornaram público o esquema do "mensalão" e detonaram a pior crise do governo Lula, renderam a Renata Lo Prete o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2005. Publicadas em 6 e 12 de junho, sob os títulos "PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares, diz Jefferson" e "Dinheiro do 'mensalão' vinha de estatais e empresas, diz Jefferson", as entrevistas revelaram a existência de pagamentos feitos pelo PT a parlamentares da base aliada em troca de apoio político no Congresso.

Leia mais

2004

"Agronegócio e pecuária de ponta usam trabalho escravo"

A reportagem sobre o trabalho escravo em empreendimentos agrícolas voltados para a exportação e em modernas fazendas de criação de gado, de autoria de Elvira Lobato, foi a vencedora do Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2004. Publicada em 18 de julho, a reportagem usou como base 237 relatórios de fiscalizações do Ministério do Trabalho realizadas em 2000 e 2003.

Leia mais

2003

"Cobertura da Guerra no Iraque"

  • Autores: Sérgio Dávila e Juca Varella
  • Data: 20 de Março de 2003
  • Editoria: Mundo/Folha de S.Paulo

A cobertura da Guerra do Iraque realizada pelo então repórter Sérgio Dávila (hoje editor-executivo do jornal) e pelo repórter-fotográfico Juca Varella ganhou o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2003. Os dois profissionais foram os únicos jornalistas brasileiros que acompanharam, do solo iraquiano, o início dos bombardeios a Bagdá pela coalizão liderada pelos EUA, na madrugada de 20 de março, e os primeiros 12 dias do conflito.

Leia mais

2002

"Fraudes nos balanços da reforma agrária"

  • Autores: Eduardo Scolese e Rubens Valente
  • Data: 21 de Abril de 2002
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo

O governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso inflou, para efeito de propaganda, os números referentes à reforma agrária. Em um conjunto de 11 reportagens, entre abril e setembro, Eduardo Scolese e Rubens Valente revelaram que o "inchaço" ocorria porque o Incra contabilizava terrenos vazios e áreas sem casas como assentamentos e considerava como assentados até trabalhadores rurais que já estavam mortos.

Leia mais

2001

"Paraíso fiscal bloqueia contas de Maluf"

A reportagem sobre o bloqueio de depósitos em nome de Paulo Maluf e de familiares na ilha de Jersey pela polícia local foi a vencedora do Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2001. O repórter Roberto Cosso revelou que havia pelo menos US$ 200 milhões depositados nas contas ligadas ao ex-prefeito da cidade de São Paulo no paraíso fiscal, que é parte do Reino Unido.

Leia mais

2000

"O caixa-dois de FHC" / "Conflito marca festa dos 500 anos"

  • Autores: Andréa Michael e Wladimir Gramacho / Lula Marques
  • Data: 12 de Novembro de 2000
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo / Primeira Página/Folha de S.Paulo

As reportagens sobre a omissão de doações na declaração de gastos eleitorais do presidente Fernando Henrique Cardoso e a foto do conflito nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento dividiram o Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 2000. Pela primeira vez uma fotografia levava o prêmio da categoria.

Leia mais

1999

"Segredos do Poder"

  • Autores: Fernando Rodrigues e Elvira Lobato
  • Data: 25 de Maio de 1999
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo

A série de reportagens "Segredos do Poder", publicada entre 25 e 27 de maio, foi a vencedora do Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 1999. O trabalho, dos repórteres Fernando Rodrigues, da Sucursal de Brasília, e Elvira Lobato, da Sucursal do Rio, revelou o conteúdo de 46 gravações de conversas telefônicas, nas quais personalidades do governo, entre elas o presidente da República na época, Fernando Henrique Cardoso, discutiram detalhes sobre o leilão de privatização do Sistema Telebrás.

Leia mais

1998

"Caderno Copa 98"

  • Autores: Melchíades Filho
  • Data: 01 de Junho de 1998
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

O caderno Copa 98, que circulou entre 1º de junho e 15 de julho de 1998, foi o vencedor do Grande Prêmio Folha de Jornalismo. A cobertura do Mundial da França, comandada por Melchiades Filho, editor de Esporte na época, envolveu cerca de 60 profissionais. Só na França, estiveram presentes 13 repórteres, 7 colunistas, 5 fotógrafos e 1 coordenador.

Leia mais

1997

"Mercado de Voto"

A série de reportagens conhecida como ''Mercado do Voto'', de autoria do jornalista Fernando Rodrigues, foi o trabalho vencedor do Grande Prêmio Folha de Jornalismo de 1997. A série revelou gravações em que deputados afirmavam ter recebido dinheiro para votar a favor da emenda que permitiu ao então presidente Fernando Henrique Cardoso tentar a reeleição.

Leia mais

1996

''Folha reencontra 17 meninos de rua depois de quase 6 anos''

  • Autores: Lalo de Almeida e Rogério Wassermann
  • Data: 14 de Abril de 1996
  • Editoria: Cotidiano/Folha de S.Paulo

A reportagem publicada em 1996 começou em 1989, quando Lalo de Almeida morava na Itália e veio ao Brasil fotografar crianças da praça da Sé. Ele conviveu 15 dias com elas. Em dezembro de 95, já na Folha, Almeida cobriu rebelião de presas no Tatuapé e foi reconhecido por duas detentas, que ele havia fotografado em 90. Com a ajuda de Rogério Wassermann, a busca pelos demais meninos de rua durou três semanas.

Confira a reportagem completa

1995

"Folha revela como empreiteiras e bancos financiaram o jogo eleitoral"

  • Autores: Olímpio Cruz Neto, Marta Salomon, Lúcio Vaz, Gabriela Wolthers, Vivaldo de Souza e Gustavo Patu
  • Data: 08 de Outubro de 1995
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

As oito páginas do caderno especial ''Eleição S/A'', em 8 de outubro de 1995, foram inspiradas no fato de as eleições de 94 terem sido as primeiras em que o financiamento de campanha estava autorizado. Assim que o TSE recebeu os relatórios de financiamentos de candidatos com bônus eleitorais de 13 Estados, o repórter Olimpio Cruz Neto conseguiu os disquetes, o que permitiu à Folha chegar aos grandes financiadores.

Leia mais

1994

"Qualidade Total"

  • Autores: Ricardo Gandour e Didiana Prata
  • Data: 10 de Abril de 1994
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

A série "Qualidade Total", de autoria de Ricardo Gandour e Didiana Prata, foi publicada em oito fascículos pela Folha entre 13 de março e 1º de maio de 1994. O trabalho foi realizado em parceria com o Sebrae. "Qualidade Total" foi a primeira experiência de fascículos do jornal, e sua proposta era levar o conceito de qualidade às pequenas empresas.

Leia mais

1993

"Conexão Manágua"

  • Autores: Fernando Rodrigues e Claudio Tognolli
  • Data: 11 de Julho de 1993
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

Na série "Conexão Manágua", publicada de junho a agosto de 1993, Fernando Rodrigues e Claudio Julio Tognolli fizeram ampla investigação sobre documentos descobertos em um "bunker" de guerrilheiros na Nicarágua, que ligavam o sequestro do empresário Abílio Diniz (no final de 1989) a uma rede internacional com ramificações em 12 países.

Leia mais

 

Publicidade

Ver por Ano

Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página