Prêmio Folha

BUSCAR POR:

Grande Prêmio

Voltar para o Índice

2023

Ministro da Justia de Bolsonaro guardava em casa minuta de decreto para mudar resultado da eleio

Leia mais

2022

Ministro da Educao diz priorizar amigos de pastor a pedido de Bolsonaro; oua udio

Na reportagem de Paulo Saldaa, h uma conversa gravada obtida pela Folha, o ento ministro da Educao, Milton Ribeiro, afirma que, seguindo orientaes do ex-presidente Jair Bolsonaro, o governo federal prioriza prefeituras cujos pedidos de liberao de verba foram negociados por dois pastores que no tm cargo e atuam em um esquema informal de obteno de verbas do MEC.

Leia mais

2021

A revelao de que Pazuello negociou com intermediria de Coronavac pelo triplo do preo

A Comisso Julgadora concede o Grande Prmio Folha de Jornalismo aos trabalhos que foram determinantes na principal cobertura do ano sobre a trgica, irresponsvel e desonesta administrao da pandemia pelo governo Bolsonaro. O esforo do jornal conduziu parte importante das investigaes da CPI da Covid e ainda poder contribuir para apuraes e responsabilizaes futuras relacionadas ao caso.

Leia mais

2021

Governo Bolsonaro distribuiu mscara imprpria, desviou cloroquina da malria e blindou hospitais militares

A Comisso Julgadora concede o Grande Prmio Folha de Jornalismo aos trabalhos que foram determinantes na principal cobertura do ano sobre a trgica, irresponsvel e desonesta administrao da pandemia pelo governo Bolsonaro. O esforo do jornal conduziu parte importante das investigaes da CPI da Covid e ainda poder contribuir para apuraes e responsabilizaes futuras relacionadas ao caso.

Leia mais

Pedro Ladeira/FolhapressTitulo

2020

O furo da demisso de Moro

A reportagem de Leandro Colon, ento diretor da sucursal da Folha de Braslia, se trata de um furo sobre a demisso do ex-ministro da Justia Sergio Moro.

Leia mais

2019

"Primeira Pgina - Beijo Gay"

  • Autores: Jos Henrique Mariante, Maicon Silva, Thea Severino e Manoella Smith
  • Data: 07 de Setembro de 2019
  • Editoria: Primeira Pgina

Fruto de deciso acertada e corajosa, a fota da primeira pgina da Folha um editorial em forma de imagem.

Leia mais

2018

"Empresrios bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp"

Primeira tentativa de abrir a caixa preta de como as mdias sociais influenciaram as eleies no Brasil, tema crucial das democracias contemporneas, abrindo caminho para novas investigaes.

Leia mais

FolhapressTitulo

2017

"Um Mundo de Muros - As barreiras que nos dividem"

  • Autores: Patricia Campos Mello e Lalo de Almeida
  • Data: 26 de Junho de 2017
  • Editoria: Mundo/Folha de S.Paulo

Srie de sete reportagens em quatro continentes exps em suas muitas nuances um paradoxo do mundo mais interconectado: as cada vez mais numerosas barreiras fsicas criadas para contornar problemas como misria, terrorismo, desemprego e guerra, e os efeitos sobre as pessoas que convivem com elas. Alcanou alto padro em todos os seus aspectos e plataformas de publicao.

Leia mais

2016

"Odebrecht fez obra em stio ligado a Lula, diz fornecedora"

Furo obtido a partir de apurao paciente, longa e cuidadosa, a reportagem revelou que a Odebrecht atuou em reformas do stio frequentado por Lula em Atibaia. A descoberta foi uma contribuio s investigaes da Lava Jato, que convocou para depor os personagens encontrados pelo jornal.

Leia mais

2015

"Boyhood Bolsa Famlia"

  • Autores: Fernando Canzian, Andr Felipe, Lucas Zimerman, Mario Kanno e Renata Maneschy
  • Data: 12 de Julho de 2015
  • Editoria: Poder

Reportagem usou gancho pop (o filme que concorreu ao Oscar _"Boyhood - Da Infncia Juventude") para atualizar o acompanhamento, feito h uma dcada, de duas famlias beneficirias do Bolsa Famlia em Pernambuco. Com um minidocumentrio de 18 minutos, fotos e artes, mostra a extrema necessidade e a dependncia de pessoas de baixssima renda e conclui que a atual crise econmica est fechando a porta de sada do assistencialismo.

Leia mais

2014

"Barbrie em Pedrinhas"

  • Autores: Eduardo Scolese, Juliana Coissi e Marlene Bergamo
  • Data: 07 de Janeiro de 2014
  • Editoria: Cotidiano

Srie de reportagem comeou com um furo importante -a divulgao do vdeo da execuo de presos feito pelos prprios companheiros durante uma rebelio no presdio- e continuou com notcias e imagens inditas nos dias que se seguiram divulgao.

Leia mais

Editoria de Arte/FolhapressTitulo

2013

"A batalha de Belo Monte"

  • Autores: Marcelo Leite, Mrio Kanno, Douglas Lambert e Lalo de Almeida
  • Data: 15 de Dezembro de 2013
  • Editoria: Folha de S.Paulo

Dossi sobre a construo da terceira maior usina hidreltrica do mundo, lanado no dia 15 de dezembro em trs plataformas (jornal impresso, internet e "TV Folha"), inaugurou a srie "Tudo Sobre", que ganhar mais quatro produtos em 2014. O especial, que inclui vdeos, fotos e grficos dinmicos, exigiu dez meses de trabalho dos jornalistas Marcelo Leite, Mrio Kanno, Douglas Lambert e Lalo de Almeida.

Leia mais

2012

"Questes de Ordem (Julgamento do Mensalo)"

A coluna "Questes de Ordem", de autoria de Marcelo Coelho, membro do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, foi a vencedora do Grande Prmio Folha de Jornalismo 2012. Seus artigos foram publicados entre os meses de agosto e setembro, no caderno Poder, durante o julgamento do mensalo no STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais

2011

"O patrimnio e as consultorias que derrubaram Palocci"

  • Autores: Andreza Matais, Jos Ernesto Credendio e Ctia Seabra
  • Data: 15 de Maio de 2011
  • Editoria: Poder/Folha de S.Paulo

A srie "O patrimnio e as consultorias que derrubaram Palocci", de 15 de junho a 8 de julho, revelou que o titular da Casa Civil montou empresa de consultoria e ficou milionrio quando atuou como deputado federal e coordenou a campanha presidencial de Dilma Rousseff. Andreza Matais, Jos Ernesto Credendio e Ctia Seabra tambm ganharam o Prmio Esso.

Leia mais

2010

"Erenice usou estrutura do governo para beneficiar famlia e empresas"

  • Autores: Andreza Matais, Rubens Valente, Fernanda Odilla e Filipe Coutinho
  • Data: 16 de Setembro de 2010
  • Editoria: Eleies 2010/Folha de S.Paulo

Andreza Matais, Rubens Valente, Fernanda Odilla e Filipe Coutinho mostraram que Erenice Guerra, ento ministra da Casa Civil, usou a estrutura do governo para beneficiar a empresa Capital Consultoria, de seu filho Saulo Guerra.

Leia mais

2009

"A fronteira da guerra"

Igor Gielow, correspondente de guerra no Paquisto e no Afeganisto em 2009, foi o vencedor do Grande Prmio Folha de Jornalismo 2009. Gielow percorreu os campos de refugiados e as cidades do front paquistans, de onde relatou a morte do principal comandante do Taleban no pas, Baitullah Mehsud, responsvel pelo atentado que matou a ex-primeira-ministra Benazir Bhutto, em 2007.

Leia mais

2008

"Srie DNA Paulistano"

  • Autores: Mariana Barros, Evandro Spinelli, Laura Salaberry e Samy Charanek
  • Data: 03 de Agosto de 2008
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

A srie "DNA Paulistano" examinou criticamente os 96 distritos da capital, revelando o perfil dos moradores de So Paulo e o que eles pensam das carncias e virtudes de cada local. A srie consumiu sete meses de trabalho entre a realizao da primeira pesquisa do Datafolha, em 23 de fevereiro de 2008, e a publicao do ltimo caderno especial, em 28 de setembro.

Leia mais

2007

"O preo de um vestido"

O reprter-fotogrfico Antnio Gaudrio ganhou o Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2007 por revelar as condies degradantes em que vivem os bolivianos aliciados para trabalhar em confeces paulistas. Levando um telefone celular com cmera fotogrfica, Gaudrio chegou Bolvia em 16 de novembro de 2007 e, fazendo-se passar por um dos milhares de migrantes ilegais que viajam ao Brasil para fugir da misria, regressou a So Paulo para trabalhar 17 horas por dia costurando peas de roupa em troca de casa e comida.

Leia mais

2006

"Caos penitencirio"

  • Autores: Laura Capriglione e Marlene Bergamo
  • Data: 06 de Julho de 2006
  • Editoria: Cotidiano/Folha de S.Paulo

Um retrato do sistema penitencirio de So Paulo, representado pela superlotao e pelas condies desumanas enfrentadas pelos presos do Centro de Deteno Provisria de Araraquara, rendeu s jornalistas Laura Capriglione e Marlene Bergamo o Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2006. O ttulo "Preso iado pelo teto expe caos em priso", publicado em 6 de julho daquele ano, foi apenas um dos exemplos da situao mostrada pelas jornalistas.

Leia mais

2005

"Escndalo do Mensalo"

As duas entrevistas com o ento deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ), que tornaram pblico o esquema do "mensalo" e detonaram a pior crise do governo Lula, renderam a Renata Lo Prete o Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2005. Publicadas em 6 e 12 de junho, sob os ttulos "PT dava mesada de R$ 30 mil a parlamentares, diz Jefferson" e "Dinheiro do 'mensalo' vinha de estatais e empresas, diz Jefferson", as entrevistas revelaram a existncia de pagamentos feitos pelo PT a parlamentares da base aliada em troca de apoio poltico no Congresso.

Leia mais

2004

"Agronegcio e pecuria de ponta usam trabalho escravo"

A reportagem sobre o trabalho escravo em empreendimentos agrcolas voltados para a exportao e em modernas fazendas de criao de gado, de autoria de Elvira Lobato, foi a vencedora do Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2004. Publicada em 18 de julho, a reportagem usou como base 237 relatrios de fiscalizaes do Ministrio do Trabalho realizadas em 2000 e 2003.

Leia mais

2003

"Cobertura da Guerra no Iraque"

  • Autores: Srgio Dvila e Juca Varella
  • Data: 20 de Maro de 2003
  • Editoria: Mundo/Folha de S.Paulo

A cobertura da Guerra do Iraque realizada pelo ento reprter Srgio Dvila (hoje editor-executivo do jornal) e pelo reprter-fotogrfico Juca Varella ganhou o Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2003. Os dois profissionais foram os nicos jornalistas brasileiros que acompanharam, do solo iraquiano, o incio dos bombardeios a Bagd pela coalizo liderada pelos EUA, na madrugada de 20 de maro, e os primeiros 12 dias do conflito.

Leia mais

2002

"Fraudes nos balanos da reforma agrria"

  • Autores: Eduardo Scolese e Rubens Valente
  • Data: 21 de Abril de 2002
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo

O governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso inflou, para efeito de propaganda, os nmeros referentes reforma agrria. Em um conjunto de 11 reportagens, entre abril e setembro, Eduardo Scolese e Rubens Valente revelaram que o "inchao" ocorria porque o Incra contabilizava terrenos vazios e reas sem casas como assentamentos e considerava como assentados at trabalhadores rurais que j estavam mortos.

Leia mais

2001

"Paraso fiscal bloqueia contas de Maluf"

A reportagem sobre o bloqueio de depsitos em nome de Paulo Maluf e de familiares na ilha de Jersey pela polcia local foi a vencedora do Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2001. O reprter Roberto Cosso revelou que havia pelo menos US$ 200 milhes depositados nas contas ligadas ao ex-prefeito da cidade de So Paulo no paraso fiscal, que parte do Reino Unido.

Leia mais

2000

"O caixa-dois de FHC" / "Conflito marca festa dos 500 anos"

  • Autores: Andra Michael e Wladimir Gramacho / Lula Marques
  • Data: 12 de Novembro de 2000
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo / Primeira Pgina/Folha de S.Paulo

As reportagens sobre a omisso de doaes na declarao de gastos eleitorais do presidente Fernando Henrique Cardoso e a foto do conflito nas comemoraes dos 500 Anos do Descobrimento dividiram o Grande Prmio Folha de Jornalismo de 2000. Pela primeira vez uma fotografia levava o prmio da categoria.

Leia mais

1999

"Segredos do Poder"

  • Autores: Fernando Rodrigues e Elvira Lobato
  • Data: 25 de Maio de 1999
  • Editoria: Brasil/Folha de S.Paulo

A srie de reportagens "Segredos do Poder", publicada entre 25 e 27 de maio, foi a vencedora do Grande Prmio Folha de Jornalismo de 1999. O trabalho, dos reprteres Fernando Rodrigues, da Sucursal de Braslia, e Elvira Lobato, da Sucursal do Rio, revelou o contedo de 46 gravaes de conversas telefnicas, nas quais personalidades do governo, entre elas o presidente da Repblica na poca, Fernando Henrique Cardoso, discutiram detalhes sobre o leilo de privatizao do Sistema Telebrs.

Leia mais

1998

"Caderno Copa 98"

  • Autores: Melchades Filho
  • Data: 01 de Junho de 1998
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

O caderno Copa 98, que circulou entre 1 de junho e 15 de julho de 1998, foi o vencedor do Grande Prmio Folha de Jornalismo. A cobertura do Mundial da Frana, comandada por Melchiades Filho, editor de Esporte na poca, envolveu cerca de 60 profissionais. S na Frana, estiveram presentes 13 reprteres, 7 colunistas, 5 fotgrafos e 1 coordenador.

Leia mais

1997

"Mercado de Voto"

A srie de reportagens conhecida como ''Mercado do Voto'', de autoria do jornalista Fernando Rodrigues, foi o trabalho vencedor do Grande Prmio Folha de Jornalismo de 1997. A srie revelou gravaes em que deputados afirmavam ter recebido dinheiro para votar a favor da emenda que permitiu ao ento presidente Fernando Henrique Cardoso tentar a reeleio.

Leia mais

1996

''Folha reencontra 17 meninos de rua depois de quase 6 anos''

  • Autores: Lalo de Almeida e Rogrio Wassermann
  • Data: 14 de Abril de 1996
  • Editoria: Cotidiano/Folha de S.Paulo

A reportagem publicada em 1996 comeou em 1989, quando Lalo de Almeida morava na Itlia e veio ao Brasil fotografar crianas da praa da S. Ele conviveu 15 dias com elas. Em dezembro de 95, j na Folha, Almeida cobriu rebelio de presas no Tatuap e foi reconhecido por duas detentas, que ele havia fotografado em 90. Com a ajuda de Rogrio Wassermann, a busca pelos demais meninos de rua durou trs semanas.

Confira a reportagem completa

1995

"Folha revela como empreiteiras e bancos financiaram o jogo eleitoral"

  • Autores: Olmpio Cruz Neto, Marta Salomon, Lcio Vaz, Gabriela Wolthers, Vivaldo de Souza e Gustavo Patu
  • Data: 08 de Outubro de 1995
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

As oito pginas do caderno especial ''Eleio S/A'', em 8 de outubro de 1995, foram inspiradas no fato de as eleies de 94 terem sido as primeiras em que o financiamento de campanha estava autorizado. Assim que o TSE recebeu os relatrios de financiamentos de candidatos com bnus eleitorais de 13 Estados, o reprter Olimpio Cruz Neto conseguiu os disquetes, o que permitiu Folha chegar aos grandes financiadores.

Leia mais

1994

"Qualidade Total"

  • Autores: Ricardo Gandour e Didiana Prata
  • Data: 10 de Abril de 1994
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

A srie "Qualidade Total", de autoria de Ricardo Gandour e Didiana Prata, foi publicada em oito fascculos pela Folha entre 13 de maro e 1 de maio de 1994. O trabalho foi realizado em parceria com o Sebrae. "Qualidade Total" foi a primeira experincia de fascculos do jornal, e sua proposta era levar o conceito de qualidade s pequenas empresas.

Leia mais

1993

"Conexo Mangua"

  • Autores: Fernando Rodrigues e Claudio Tognolli
  • Data: 11 de Julho de 1993
  • Editoria: Caderno Especial/Folha de S.Paulo

Na srie "Conexo Mangua", publicada de junho a agosto de 1993, Fernando Rodrigues e Claudio Julio Tognolli fizeram ampla investigao sobre documentos descobertos em um "bunker" de guerrilheiros na Nicargua, que ligavam o sequestro do empresrio Ablio Diniz (no final de 1989) a uma rede internacional com ramificaes em 12 pases.

Leia mais

 

Publicidade

Publicidade