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objetividade - Não existe objetividade em jornalismo. Ao escolher um assunto, redigir um texto e editá-lo, o jornalista toma decisões em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posições pessoais, hábitos e emoções.

Isso não o exime, porém, da obrigação de ser o mais objetivo possível. Para relatar um fato com fidelidade, reproduzir a forma, as circunstâncias e as repercussões, o jornalista precisa encarar o fato com distanciamento e frieza, o que não significa apatia nem desinteresse. Consultar outros jornalistas e pesquisar fatos análogos ocorridos no passado são procedimentos que ampliam a objetividade possível. Veja distanciamento ; emoção ; exatidão (todos no cap. Produção).
ombudsman - Palavra de origem sueca que significa aquele que representa. Pronuncia-se "ômbudsman", mas no Brasil fixou-se a forma "ombúdsman". É o profissional pago por órgão oficial ou empresa privada para representar os interesses do público. Em jornalismo, é o advogado do leitor.

Na Folha, onde o cargo existe desde 1989, o ombudsman é nomeado pela Direção de Redação. Tem mandato de um ano, renovável por mais um, e estabilidade de um ano na empresa após deixar o cargo. O ombudsman não tem atribuições executivas. Suas observações e sugestões devem ser absorvidas com serenidade e ser objeto de reflexão. No entanto, elas não têm caráter deliberativo, cabendo à Direção de Redação acatá-las ou não.

Cabe ao ombudsman atender os leitores da Folha e encaminhar suas reclamações à Redação. As providências que se seguem são comunicadas a ele pela Direção de Redação, que centraliza todos os contatos. Os contatos profissionais entre o ombudsman e jornalistas da Folha devem ser previamente autorizados pela Direção de Redação.

Diariamente, o ombudsman redige uma crítica interna que circula para toda a Redação no início da tarde. Aos domingos, a Folha publica a coluna do ombudsman, em que ele faz uma crítica dos meios de comunicação.

É facultado a todos os jornalistas da Folha responder às observações feitas pelo ombudsman tanto na crítica interna quanto na coluna semanal. Quem centraliza o trâmite desses casos e os arbitra é a Direção de Redação. Veja crítica interna ; Direção de Redação ; leitor .

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Novo Manual da Redação - 1996

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