HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

capital humano
08/08/2005
Profissionais de cargo júnior da Petrobras estudam antes de trabalhar

 

Marina Rosenfeld
especial para o GD

Ao contrário do que acontece na maioria das empresas, em que os profissionais começam a trabalhar poucos dias após serem selecionados, na Petrobras muitos funcionários só têm contato com o dia-a-dia da companhia alguns meses depois da contratação.

A ação faz parte da estratégia de desenvolvimento dos profissionais de cargos “Júnior”, que, ao ingressar na empresa, passam de três meses a um ano estudando antes de iniciar as atividades para as quais foram contratados.

O curso, de oito horas diárias, é oferecido pela universidade corporativa da Petrobras e tem como objetivo reforçar os conteúdos aplicados durante a graduação e passar conhecimentos técnicos considerados importantes para a atuação do funcionário. “É uma forma de passarmos todo o conhecimento que acumulamos durante os 50 anos de Petrobras num extrato de seis, sete meses. Eles aprendem em poucos meses aquilo que levariam muito tempo para assimilar se começassem a trabalhar direto. Não podemos colocar uma pessoa numa plataforma de petróleo sem que ela tenha visão de como funciona”, comenta o coordenador do Programa de Formação da Petrobras, Ricardo Sá.

De acordo com ele, a universidade também é um espaço onde as pessoas podem conhecer melhor a empresa e vice-e-versa. “Não encaramos como uma sala de aula qualquer. Eles não estão lá para uma tarefa, mas sim para uma meta. Apesar deles serem contratados e ganharem salário durante o processo, o curso tem caráter eliminatório”, diz Sá ao comentar que o programa é composto por três dimensões, a institucional, a técnica e a vivencial e que os profissionais podem ser eliminados em qualquer uma das etapas. Nas duas primeiras dimensões os profissionais participam de cursos teóricos. Na última, eles passam por um estágio prático de dois meses em que são orientados por um tutor. Só após todas essas fases é que os funcionários começam a trabalhar efetivamente.

O coordenador acredita ainda que o sucesso da Petrobras deve-se a todos os investimentos que a companhia faz, inclusive no campo da educação. “Comemoramos os 50 anos de formação de cargos juniores”, finaliza Sá.

  

NOTÍCIAS ANteriores
08/08/2005 Motorola incentiva ações comunitárias realizadas por policiais
08/08/2005 Características femininas garantem sucesso profissional
05/08/2005Sessões de cinema e leitura acontecem no horário de trabalho
04/08/2005 Empresa treina funcionários em lan houses e cyber caféss
03/08/2005 Projeto obriga leitura diária de revistas e jornais em sala de aula
02/08/2005 Professores visitam casa de seus alunos
01/08/2005 Empresa de pequeno porte cria ONG
01/08/2005 Empresa treina funcionários em lan houses e cyber cafés