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capital humano
20/12/2006

Veja como escola e comunidade conseguem melhorar o ensino

 

Ensino público tem 33 escolas modelo

Estudo do Unicef e da União listou instituições bem avaliadas na Prova Brasil e que apresentaram impacto no aprendizado da criança

Empenho dos professores e projetos pedagógicos ligados ao cotidiano do aluno influem no resultado, de acordo com a pesquisa

O dia de aprender fração na aula de matemática vira uma festa no pátio da escola municipal professor José Negri, em Sertãozinho (SP). A matéria é ensinada aos alunos por meio da divisão de bolos, que eles mesmos levam para o colégio. Também foi criada uma moeda, batizada de nick, para que eles conheçam valores monetários.

São iniciativas como essas que estão reunidas na pesquisa inédita "Aprova Brasil - O Direito de Aprender", divulgada ontem em Brasília. O trabalho foi desenvolvido pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em parceria com Ministério da Educação e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

A partir de resultados da avaliação Prova Brasil, aplicada em 2005, o Inep selecionou 33 escolas estaduais e municipais de ensino fundamental, que, além de terem boas notas no exame, apresentaram impacto no aprendizado da criança. Para isso, levou-se em conta os dados socioeconômicos da região onde a instituição funciona.
Todas essas escolas localizadas em 14 Estados e no Distrito Federal foram visitadas por pesquisadores do Unicef para analisar os motivos que levaram ao bom desempenho.

Em comum, aparecem quatro eixos como os que mais contribuíram para o desempenho positivo: professores empenhados e capacitados; alunos interessados e exigentes; projetos pedagógicos ligados ao cotidiano das crianças e gestão democrática, com o envolvimento da comunidade e dos pais.

"A escola não é um depósito. A família é a base. Se a família não vai à escola, a criança não evolui", diz Maria Teresa da Cruz, do conselho da escola Casa Meio Norte, em Teresina (PI). O depoimento dela compõe um pequeno documentário apresentado no lançamento do estudo. Na pesquisa foram ouvidos depoimentos de professores, diretores, conselhos escolares, pais e alunos.

"O estudo procurou encontrar não só as melhores escolas, mas também aquelas em que o direito de cada criança a aprender é respeitado. Percebemos que essas escolas desenvolveram projetos pedagógicos simples, criativos e ousados", diz a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

Já a consultora de educação do Unicef e coordenadora da pesquisa, Maria de Salete Silva, diz que um dos pontos que chamaram a atenção é o fato de a infra-estrutura não ter sido incluída entre as prioridades.

"Há demandas por infra-estrutura, mas dentro de projetos pedagógicos que a escola desenvolve. Os alunos pedem quadra de esporte, por exemplo, quando já têm algum tipo de aula com essa demanda."
Outro exemplo são bons projetos de leitura, desenvolvidos mesmo que a unidade não tenha uma biblioteca.

Quando se trata de professores, ela diz que planos de carreira e projetos de capacitação são citados como importantes. Mas em Uarini (AM) a remuneração chamou atenção: professores chegam a ganhar mais de R$ 1.000 -a média no país varia de R$ 500 a R$ 800 mensais.

Já no Centro Educacional 3, do Guará, no Distrito Federal, os alunos têm um cartão magnético, que é entregue no início da aula para controle de freqüência e devolvido no final do período. Os atrasos, mesmo que de cinco minutos, são anotados. Quando os atrasos viram rotina, os pais são chamados.

Para a representante do Unicef, os resultados não devem ser vistos como "uma receita pronta para o sucesso, mas sim uma inspiração para educação pública de qualidade". Os principais resultados do estudo estão no site www.unicef.org.br

Luciana Constantino
Folha de S.Paulo.

MEC e Unicef lançam estudo sobre educação


Mais experiências de sucesso:

Nova Iguaçu (RJ)

Apenas R$ 12

Apucarana (PR)

Quadro Educacional da Cidade de Apucarana (PR)

Comparação entre a cidade de Apucarana e as 5 melhores colocadas a nível nacional


Pernambuco

Bônus Salarial para os professores em Pernambuco


Sertãozinho (SP)

Só R$ 150 por mês

Escola número 1 em 8º série

Quadro de desempenho na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé e Sertãozinho

Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Pezzotti (SP)

Relação professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil

Escolas com ações comunitárias têm melhor desempenho na Prova Brasil em relação ao restante da capital

Um raro prazer na Vila Madalena

Comparação entre uma escola do município de São Paulo com as 2 melhores colocadas a nível nacional

Comparação entre a EMEF Olavo Pezzotti e escolas das áreas nobres da cidade de São Paulo


Quadro do desenvolvimento educacional dos alunos da EMEF Olavo Pezzotti participantes de atividades comunitárias na ONG Cidade Escola Aprendiz

 

   

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