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educação

04/08/2006

Quadro Educacional da Cidade de Apucarana (PR)

 

Secretário de Educação: Cláudio Silva
Orçamento Municipal: R$ 95.208 milhões/ ano.
Investimento em educação: R$ 22.499.945 / ano.
PIB per capta: R$6.972 (ano 2003)
IDH: 0,799 (ano 2000)
Renda per capta: R$248,47 (ano 2000)
Nº empregos: 24,664 mil (2004)
Esperança de vida ao nascer: 73,17 anos (ano 2004)

Desde 2001 foi implantado a proposta de tempo integral em todas as escolas da cidade, sendo universalizada a Escola em Tempo Integral, a criança fica das 7:30 às 16:30h na instituição de ensino. Cada sala tem em torno de 30 alunos. A educação não funciona como um setor à parte, mas sim ligada a programas sociais. Educação Integral não é apenas as 4 horas que a criança fica em sala de aula, mas todas as atividades que contribuem para a formação da criança na vida moderna. O ensino integral considera o cidadão na sua integridade.

Prova Brasil: a cidade ficou acima da média nacional (180 pontos). Dez escolas ficaram acima da média do Paraná (230 pontos).
29 escolas foram avaliadas na Prova Brasil, sendo que a cidade tem 32, isto porque apenas as com mais de 30 alunos por sala foram escolhidas.

Dados do INEP:
Média das escolas: Português 189,84 (4º série)
Matemática 198,44 ( 4º série)

Média entre as 8 escolas que mais se destacaram: Português 215,05 (4º série)
Matemática 205,82 (4º série)

Evasão Nacional: 6,8
Evasão do Paraná: 5,4
Evasão de Apucarana:0,5

Reprovação Nacional:19,2
Reprovação do Paraná: 14,8
Reprovação de Apucarana: 9,2


Alimentação Escolar: em 2005 ganhou o Prêmio de Nacional de Melhor Gestão de Merenda Escolar, ficou em 1º lugar na região sul. O Governo do Estado gasta R$0,22 em merenda escolar por aluno. Já Apucarana investe R$0,67, garantindo três refeições diárias.

Programas Educacionais:

Escola do Futuro Antônio dos Três Reis de Oliveira: será inaugurada em 2007 para ser pólo de educação fundamental e ensino médio para mais de 2 mil alunos. Projetada para funcionar em tempo integral, a escola traz uma série de estruturas complementares laboratórios de informática, física, química e biologia, línguas, salas para uso múltiplo e cursos especiais, auditório com 250 lugares e refeitório, entre outros. O prédio principal terá três pavimentos com anexos complementares como passarela, guarita, casa do zelador, ginásio aberto, arena, pista de caminhada e estações para prática de exercícios. A estrutura atenderá os alunos portadores de necessidades especiais e será a segunda escola do Paraná com piso tátil, desenvolvido especificamente para os alunos com necessidades visuais. Nos arredores da escola, local batizado de Jardim Cidade Educação, serão construídas casas populares.

Fundação Apucarana Cidade Educação: está em fase de consolidação, em 2007 começa a prestar serviço. Nasceu para capacitar mão-de-obra para educação, pois foi observada uma carência de professores na área artística. Capacitará professores da rede pública de Apucarana e também de outras instituições interessadas. A idéia é que o Governo Federal utilize a fundação como um grande laboratório de capacitação de professores.


Células Comunitárias: em igrejas, associações de bairro, clubes e em outras instituições regionais a população se reúne para receber informações para melhorar o quadro social do local, já sendo possível discutir os Objetivos do Milênio.

Pedagogia empreendedora: voltada para o estudante descobrir sua aptidão profissional. O aluno descobre seu papel vocacional entrando em contato com as profissões, a partir daí é estimulado a se tornar um empreendedor na área que mais se destaca. Tudo isso é feito dentro da escola.

Escola da Gestante: instrui mulheres a terem uma gestão mais saudável para reduzir a natalidade infantil e o número de mães mortas durante o parto. Oferece acompanhamento médico, nutricional, entre outros. Assim, a criança nasce melhor amparada o que também contribui para um bom desempenho futuro no período de alfabetização. Em 2005 foi premiado com reconhecimento nacional.

Programa Prevenção a Gravidez na Adolescência: funciona com a integração de diversas secretarias (educação, saúde, desenvolvimento social). È um programa de cunho educativo em planejamento familiar.

Escola da Oportunidade: voltado para os pais de alunos se recolocarem no mercado de trabalho. Os pais são capacitados a uma atividade profissional. “Apucarana não há desemprego, mas sim falta de mão-de-obra especializada”, diz o secretário.

Participação da comunidade: a comunidade participa de diversas maneiras. Como por exemplo, senhoras aposentadas ensinam a tradição de tricotar. Ex-atletas participam de escolinhas, como de futebol. E os pais se reúnem periodicamente para trocarem experiências dentro da escola.

Na escola há carência de espaço físico, por isso pretende-se usar espaços da comunidade (praças, clubes, etc) e lugares históricos da cidade para desenvolver atividades com os alunos.

   
 
 
 

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