HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

comunidade
15/09/2004
Colégio tradicional abrirá escola para crianças pobres

 

O centenário Colégio Farroupilha, uma das escolas particulares mais tradicionais do Estado, abrirá uma escola de Ensino Fundamental para atender estudantes de baixa renda. A meta é inaugurar o estabelecimento em março de 2005. O principal critério de seleção dos 240 alunos será socioeconômico: os candidatos terão de comprovar baixa renda familiar e deverão residir nas proximidades.

O Colégio Farroupilha - Unidade Correia Lima - Escola da Comunidade será construído em área do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) de Porto Alegre, no bairro Santa Teresa. No terreno funcionava até o ano passado a Escola Estadual de Ensino Fundamental Correia Lima, que tinha 115 alunos e foi desativada em razão das más condições dos dois pavilhões de madeira onde ocorriam as aulas.

A proposta é que o colégio seja totalmente gratuito, mas há a possibilidade de cobrança de uma taxa simbólica para que as famílias sintam-se comprometidas com o projeto.

Em 2005 serão oferecidas as oito séries do Ensino Fundamental e uma turma do último nível da Educação Infantil. Professores da sede do Farroupilha farão parte do quadro do novo estabelecimento.

Como será destinada a alunos pobres, a unidade garantirá o fornecimento de material escolar aos alunos.

"Não conheço outro caso de escola privada gratuita no Estado. A idéia é oferecer um curso com a mesma qualidade do Farroupilha, para que os alunos terminem a 8ª série em condições idênticas. Os alunos das duas unidades serão tratados da mesma forma", afirma o diretor do colégio, Roberto Py.

A intenção é que haja interação entre os estudantes abastados da unidade do bairro Três Figueiras e os alunos pobres da nova escola, que participarão de atividades na sede principal e poderão utilizar a sede campestre da instituição.

A direção do Colégio Farroupilha espera começar a demolição dos antigos pavilhões de madeira na próxima semana. No local será levantado um edifício com cerca de mil metros quadrados. O investimento para a construção do prédio é estimado em R$ 900 mil, sem contar com os gastos para equipar a escola.

O colégio é mantido pela Associação Beneficente e Educacional de 1858, que como entidade filantrópica tem o compromisso de promover ações assistenciais. A instituição quer direcionar parte de seus investimentos em filantropia para a nova escola.

Com a unidade do bairro Santa Teresa, o Farroupilha vai aumentar em mais de 10% seu número de alunos, que hoje é de 2,1 mil.


As informações são do jornal Zero Hora.

   

NOTÍCIAS ANteriores
14/09/2004 Governo cria por MP bolsa para baixa renda em universidade privada
10/09/2004
Dirceu vai assumir controle do Bolsa Famíli
09/09/2004
Governo corta fiscalização do Bolsa Família
08/09/2004
Controle sobre Bolsa Família é deficiente
03/09/2004
Embalagem de leite vira telha ecológica
02/09/2004
Brasil tem vantagem com biodiesel
01/09/2004
Ex-chef de cozinha da República escreve livro de receitas para cães
31/08/2004
USP, Unesp, Unicamp e Fundação Carlos Chagas questionam Provão
30/08/2004
Música turbina Q.I
26/08/2004
Brasil terá mais de 209 milhões em 2020