HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião


GD- Jornalismo Comunitário

mais são paulo

Guia de banheiros ajuda paulistano a driblar aperto


Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden



 

 

comunidade
31/08/2004
USP, Unesp, Unicamp e Fundação Carlos Chagas questionam Provão

 

O Provão que será divulgado hoje, em Brasília, está sendo colocado em xeque pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), Universidade de Campinas (Unicamp) e pela Fundação Carlos Chagas.

Até o ano passado, todos os alunos prestes a se formar tinham de fazer a antiga avaliação do Ministério da Educação (MEC). No novo método, apenas alguns estudantes, selecionados pelas faculdades, prestarão o exame. Ou seja, o resultado será obtido por sistema de amostragem.

A Fundação Carlos Chagas, que já realizou 20 milhões de concursos em 40 anos e possui reputação internacional, foi convidada pelo MEC para avaliar o Provão por R$ 6 milhões. Segundo o presidente da entidade, Rubens Murilo Marques, a Fundação não aceitou a proposta por achar a metodologia nebulosa, vaga e imprecisa.

Marques afirma que o ministério não soube explicar quais são seus critérios de avaliação. “Como posso assinar um documento se não sei a metodologia utilizada?”, disse. Além disso, ele ressalta que o governo poderia modificar, facilmente, a base de dados. A entidade enviou uma carta oficial ao MEC recusando o convite.

As três universidades paulistas também não acreditam nos critérios adotados. A USP e a Unicamp já se manifestaram contra o novo Provão e afirmaram que não vão participar da prova enquanto ela não for alterada.

Apesar de ter sua seriedade questionada pelas instituições acadêmicas mais importantes do país, o MEC apresentará o novo Provão. Ao não esclarecer o sistema à população, o governo pode comprometer a legitimidade e a qualidade do ensino superior brasileiro.

   

NOTÍCIAS ANteriores
30/08/2004 Música turbina Q.I
26/08/2004
Brasil terá mais de 209 milhões em 2020
25/08/2004 Jovens gostam de política, mas não dos políticos
24/08/2004 Cigarro polui mais do que novos motores
23/08/2004 ONG defende direito de escolha de usuário de drogas
20/08/2004 Armas se transformam em trens
18/08/2004 Emprego e renda crescem
17/08/2004 Para Lula, jornalista que não defende conselho é "covarde"
16/08/2004 A educação vai ser modelo de fábrica
13/08/2004 Terapia genética faz macaco preguiçoso virar "workaholic"