,
              
 
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

Mais São Paulo
04/04/2006

Escoteiros plantam 13 mil árvores em 11 minutos na cidade

 

da Redação

São Paulo ganhou no sábado passado, dia 1 de abril, em 11 minutos, cerca de 13 mil árvores. A idéia partiu da União dos Escoteiros do Brasil e contou com a parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras – 29 subprefeituras estiveram envolvidas – e da Rede Record. A iniciativa contou com 5 mil escoteiros espalhados em 30 pontos da cidade. As mudas foram doadas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. As espécies plantadas são: araribás, aldragos, angicos, araçás, aroeiras, dedaleiros, ipês amarelos, brancos e rosas, paineiras, jerivás, sibipirunas, urucuns.

Para Toshio Kawakami, presidente da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), a escolha da questão ambiental e do plantio se deu por ser uma atividade que ensina a importância da cidadania para as crianças. "Quando elas participam de um evento desses elas voltam para casa orgulhosas, sabendo que contribuíram para melhorar sua cidade”. A arborização coletiva faz parte da "Agenda 21".

A meta original era de plantar 12 mil mudas dentro de 20 minutos. Com isso os escoteiros atingiriam o recorde do Guiness Book, o livro dos recordes. Rodrigo Castilho de Biasi, diretor de marketing da UEB disse, no entanto, que: ”O objetivo não era atingir o recorde, mas sim envolver a comunidade. Mostrar que o trabalho dos escoteiros junto com a comunidade gera benefícios, e isso conseguimos, teve lugares que tinha 200 escoteiros plantando árvores junto com 200 membros da comunidade. Usamos o que temos de mais forte: a mobilização”. Mas a UNB encaminhou uma proposta ao Guiness Book: criar a categoria de maior plantio simultâneo urbano em menor tempo possível. ”Uma coisa é plantar árvores em áreas reservadas para reflorestamento. Outra é plantar em uma cidade tão urbana como São Paulo, em que temos que procurar locais disponíveis. Por isso, temos que ter uma nova categoria”, defende Biasi.

O envolvimento da comunidade foi um dos pontos mais valorizados na iniciativa tanto por parte do poder público quanto para os escoteiros. As Subprefeituras informaram ter contatado diversas entidades e associações de bairro da cidade. Em São Mateus, com a meta de 2 mil mudas, foram espalhados cartazes em escolas, postos de saúde e associações de moradores. As subprefeituras calcularam a participação de mais de mil pessoas da comunidade no evento. "É preciso tornar o plantio de árvores não meramente um ação de governo, mas da sociedade civil", destacou o representante da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES
03/04/2006 Kassab anuncia sua primeira proposta para a cidade como prefeito
31/03/2006 PSDB renuncia Estado e prefeitura de São Paulo e pefelistas assumem o comando
30/03/2006
Arte na Vila
27/03/2006
Serra cobra aluguel de áreas usadas por clubes
24 /03/2006
Governo do estado anuncia que dará continuidade às ações de despoluição do Rio Pinheiros
23/03/2006
São Paulo desperdiça 80 milhões de reais com central de flotagem parada
21/03/2006
Grupo de alfaiates cria projeto para atrair jovens
20/03/2006
Após renúncia à presidência, Serra se candidata à disputa pelo governo
17 /03/2006
Bill Gates demonstra interesse de investir na cidade de São Paulo
15/03/2006
Jovens são finalistas da FEBRACE com orelhão ergonômico para deficientes