,
              
 
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

Mais São Paulo
30/03/2006

Arte na Vila

 

Gilberto Dimenstein

No último final de semana deste mês, uma experiência bem-sucedida de artistas plásticos e artesãos instalados no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, começa a ser testada na Vila Madalena: abrir os ateliês e estúdios para a visitação pública.

A criação de um circuito que, batizado de Arte na Vila, deverá ocorrer semestralmente foi imaginada pelo jornalista Valfrido Lima e pela designer Beth, sua mulher. Ambos vivem por ali desde os tempos em que os aluguéis na Vila Madalena eram baixos, acessíveis aos "duros" estudantes da Universidade de São Paulo, que, nos rudimentares bares, transformavam o bairro numa espécie de barricada boêmia contra o regime militar. "O bairro se descaracterizou", lamenta o nostálgico Valfrido, lembrando os tempos em que não havia barulho de danceterias, todos se conheciam e quase não existiam semáforos devido à falta de tráfego de automóveis. Muitas das edículas ou pequenas casas de operários da então Light, depois ocupadas pelos estudantes, transformaram-se em ateliês ou casa de artistas plásticos e designers com clientela nos Jardins. Manteve-se a boemia, mas o ambiente contestatório característico de 1968 (ano de revolta estudantil) cedeu espaço à produção de um design de peças mais sofisticadas, conectado a Milão e a Nova York.

O Arte na Vila surge desse novo perfil populacional. Valfrido e Beth lançaram a seus amigos a proposta de abrir os ateliês. Todos aceitaram. "Pensamos em fazer um evento para estimular a integração entre os artistas e a cidade. As pessoas vão vê-los criando em seu local de trabalho, o que não existe em São Paulo", conta Valfrido.

O visitante receberá um mapa detalhado do circuito dos ateliês e informações sobre cada artista. Como o bairro é repleto de ladeiras, impeditivas para os paulistanos, desacostumados do provinciano ato de andar nas ruas, haverá microônibus que sairão da estação do metrô que fica nas redondezas.

O circuito revive, assim, projeto, debatido descontraidamente em mesas de bares do Rio e São Paulo, de inaugurar no Brasil a figura de bairros-irmãos, com o mesmo perfil etílico-artístico-intelectual: a primeira aliança, por motivos óbvios, seria a da Vila Madalena com o bairro de Santa Tereza.

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES
27/03/2006
Serra cobra aluguel de áreas usadas por clubes
24 /03/2006
Governo do estado anuncia que dará continuidade às ações de despoluição do Rio Pinheiros
23/03/2006
São Paulo desperdiça 80 milhões de reais com central de flotagem parada
21/03/2006
Grupo de alfaiates cria projeto para atrair jovens
20/03/2006
Após renúncia à presidência, Serra se candidata à disputa pelo governo
17 /03/2006
Bill Gates demonstra interesse de investir na cidade de São Paulo
15/03/2006
Jovens são finalistas da FEBRACE com orelhão ergonômico para deficientes
14/03/2006
317 crianças saíram das ruas, segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
13/03/2006
Alunos do Mackenzie aprendem cultura mundial com viagem de ciclista
10/03/2006 Depois do carnaval, escolas públicas aprendem com o samba