HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião

GD - Jornalismo Comunitário

capital humano

Apenas 40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

Jornalismo Comunitário - Site GD

carta cbn

"Quero levantar a minha indignação quando você fala que tem empregos bons no Brasil. É mentira!"
Ivair Cypriano

"A educação avança a que custo."
Von Norden

 

 

Mais são paulo
15/09/2004
Cobrador de ônibus aproveita itinerário para fotografar São Paulo

Vanessa Sayuri Nakasato

Antônio Erivaldo Silva é cobrador e há dois anos faz o mesmo itinerário. Ele passa, três vezes por dia, pelos principais pontos turísticos de São Paulo: Museu do Ipiranga, Praça da Sé, Pateo do Colégio, prédios Martinelli e Sampaio Moreira, Viaduto do Chá, Teatro Municipal, Praça da República, edifício Itália, Câmara Municipal e Praça João Mendes. Gasta, em média, uma hora e quarenta minutos para percorrer o trajeto.

Há menos de um ano, Antônio comprou uma câmera digital. Apaixonado por fotografia e, principalmente, por sua cidade, passou a carregar sua máquina em sua porchete. Durante seu expediente, retrata tudo o que acontece de diferente pela janela do ônibus.

“Todos os dias vejo assalto, a polícia correndo atrás de bandido, manifestações de todos os tipos... mas também vejo coisas lindas: o raiar do sol no centro de São Paulo, crianças brincando, jovens namorando. Antes, eu só presenciava. Agora, registro cenas do cotidiano que, muitas vezes, ninguém vê”.

Uma das últimas cenas fotografadas por Antônio foi a retirada dos corpos dos mendigos espancados no mês passado. Na ocasião, ele não sabia do que se tratava. Mas como viu uma multidão, policiais e corpos cobertos, resolveu fotografar. À noite, quando assistia ao noticiário na TV, soube o que havia registrado pela manhã. “Eu os via quase todos os dias. Já os tinha retratado em vida. Aqueles mendigos moravam lá, onde foram mortos”.

Nos tempos livres, Antônio busca ler livros e acessar sites que contam a história da capital paulista. Ele gosta de conhecer os fatos que transformaram seu itinerário em um exemplo de “trilha cultural”. “As pessoas passam por lá e nem se dão conta da importância daqueles lugares. E, para mim, é uma enorme satisfação passar, todos os dias, pela história de São Paulo”.

Antônio já tirou mais de mil fotos, e com as melhores montou um blog. Por enquanto, apenas os amigos e passageiros mais conhecidos de seu ônibus o acessam. Seu sonho é montar um site sobre São Paulo com muitas fotos e informações. “Não há muitas fotos de São Paulo disponíveis na internet. Meu objetivo é aproveitar meu trabalho e criar um acervo para as outras pessoas verem. Quero que elas vejam o quão especial é a nossa cidade".

   

NOTÍCIAS ANteriores
14 /09/2004
Improviso e congestionamento marcam estréia de túnel na Rebouças
10 /09/2004 Associação retira propagandas eleitorais da avenida Paulista
09/09/2004 Projeto levará cinema de graça a praça da Vila Madalena
08/09/2004 Colégio Santa Maria ensina crianças a economizar energia elétrica
03 /09/2004 Ônibus Brincalhão: mais uma atração do Domingo na Paulista
02 /09/2004 Metrô abre primeira biblioteca gratuita para usuários na estação Paraíso
01 /09/2004 Partidos políticos extrapolam em campanha eleitoral
31 /08/2004 Modernistas causam excitação na Estação Pinacoteca
26 /08/2004 Mercado Municipal abre mezanino
24 /08/2004 Estado oferece ajuda no interior